• Português
  • English

Preceptora do ISD apresenta trabalho realizado no Instituto em evento nacional sobre Fisioterapia Neurofuncional

29/04/202112:04

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Um senhor de 70 anos, diagnosticado com Doença de Parkinson, que apresenta dificuldades visuais, humor depressivo e tem ainda dificuldades em realizar tarefas domésticas e de cuidado pessoal. O caso clínico foi um dos exemplos discutidos nesta quinta-feira (29) na palestra “Atuação da Fisioterapia Neurofuncional em Centros Especializados em Reabilitação: Qual a importância da avaliação interprofissional”, ministrada pela preceptora multiprofissional e coordenadora da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do Instituto Santos Dumont (ISD), Lorenna Santiago, na II Capacitação Virtual da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional. 

A experiência no cuidado interdisciplinar realizado na Clínica de Parkinson do Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual (CER III), que compõe o Anita/ISD foi utilizada para ressaltar a importância da integração entre múltiplas áreas de conhecimento em saúde para fortalecer o cuidado centrado na pessoa. 

“Como devo abordar com sucesso a condição de saúde do paciente? O que devo avaliar? Para quem devo encaminhar? Como promover e manter a articulação entre as redes de atenção à saúde e com os demais profissionais? São algumas reflexões essenciais para garantir o cuidado integral centrado na pessoa e em suas prioridades”, disse Lorenna. 

VISÃO AMPLIADA

De acordo com a fisioterapeuta que representa o Rio Grande do Norte no evento, a partir da análise interdisciplinar é possível obter uma visão ampliada da situação de saúde do paciente, percebendo o que é urgente para ele e pensando em intervenções em conjunto com outras especialidades conforme suas necessidades. 

“Por mais que eu seja fisioterapeuta, especialista em Doença de Parkinson, em algum momento a mina avaliação vai ficar limitada, porque os sinais e sintomas que esse usuário apresenta permeiam outras áreas de atuação que, se envolvidas, podem garantir o cuidado pleno”, explica a preceptora. 

CLÍNICAS 

Em 2016, o Ministério da Saúde habilitou o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi como Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual (CER-III). O CER gerido pelo ISD é o primeiro da região Nordeste a cuidar da saúde de pessoas com deficiência integrado a um sistema de pesquisa e inovação, por meio do trabalho desenvolvido juntamente com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

As ações do CER III são oferecidas a usuários de Macaíba, Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante, sendo organizadas em oito clínicas – Epilepsia, Parkinson, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Lesão Medular, Microcefalia, Deficiência Auditiva, Prematuridade e Bexiga Neurogênica.

 

PARKINSON

Cerca de 50 pacientes por mês são atendidos na clínica de Parkinson do ISD, em Macaíba (RN), exclusivamente pelo SUS. A doença também está no centro de pesquisas realizadas nas unidades da Instituição, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra.

A doença de Parkinson é considerada a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, perdendo apenas para o Alzheimer, segundo o Ministério da Saúde. 

Ela afeta os movimentos do corpo e pode incluir, por exemplo, lentidão nos movimentos, tremores, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala. A doença também pode causar diminuição do olfato, constipação intestinal, bexiga neurogênica, alterações cognitivas e depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1% da população acima de 65 anos apresenta a Doença e o início dos sintomas motores costuma ocorrer por volta dos 60 anos. 

SOBRE O EVENTO 

A II Capacitação Virtual da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional é um Programa de Capacitação voltado à fisioterapeutas e estudantes de graduação do curso de Fisioterapia focado no ensino da Fisioterapia Neurofuncional. Nesta edição, especialistas da área de todo o Brasil participam em palestras disponibilizadas virtualmente aos inscritos no evento. 

Durante o evento, que segue com inscrições abertas, profissionais, estudantes, clínicos e acadêmicos discutem juntos temas como bem-estar e intervenções nas comunidades, fisioterapia neurofuncional em crianças e adolescentes e abordagens atuais em tratamentos relacionados à dor crônica e paralisia facial. 

Texto:  Kamila Tuenia – Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD

Foto: Reprodução 

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
REABILITAÇÃO

RECOMENDAMOS