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Em ano marcado por desafios, ISD apresenta resultados à Comissão de Avaliação do MEC

26/04/202113:32

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A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão do Ministério da Educação (MEC) com o Instituto Santos Dumont (ISD) deu largada oficialmente hoje (26) à análise dos resultados alcançados pelo Instituto nos 13 indicadores pactuados com o MEC para 2020.

Os indicadores envolvem ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa.

Os resultados em cada área foram apresentados na manhã desta segunda-feira pelos dirigentes do ISD durante videoconferência com os membros da Comissão – e avaliados previamente como “impressionantes”.

“Mesmo com esse ano tão complicado que todos nós tivemos e ainda estamos tendo – já entramos no segundo ano complicado em razão da pandemia – vocês estão de parabéns. Estou impressionada com tudo que vocês fizeram”, disse a Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, e uma das integrantes da Comissão, Lúcia Christina Iochida.  

A IMPORTÂNCIA DOS RESULTADOS

O MEC financia, acompanha e define estratégias que guiam e ajudam a melhorar a performance das atividades do ISD desde 2014. A aprovação do Relatório anual do Instituto com o desempenho registrado em 2020 é um dos pré-requisitos para renovação do contrato de gestão firmado entre as partes, atualmente em negociação. O atual contrato expira no final de 2021. As partes analisam a renovação por, pelo menos, mais 10 anos.

METAS CUMPRIDAS

Apesar dos desafios trazidos pela pandemia, mais da metade das metas do ISD para o ano 2020 foram cumpridas ou superadas e foi esse panorama apresentado à Comissão. A apresentação dos resultados foi conduzida pelo diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, o diretor administrativo Jovan Gadioli dos Santos, os gerentes das unidades do Instituto, Lilian Lisboa e Edgard Morya, e o assessor de planejamento, Eduardo Frare. “Com todas as limitações e dificuldades do ano, são resultados que apresentamos com muito orgulho. A resiliência pautou o trabalho de todos e o que nós alcançamos foi muito satisfatório”, disse Freitas Júnior. 

COMISSÃO

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão do MEC com o ISD reúne especialistas ligados a universidades e outros órgãos do Governo Federal qualificados na área de atuação das Organizações Sociais. A Comissão tem, a partir da apresentação do Relatório Anual do ISD, cinco dias para avaliar e produzir o relatório de acompanhamento relativo ao período em análise. 

OS DESAFIOS DE 2021

A videoconferência incluiu a apresentação dos resultados do Instituto, a análise de recomendações prévias da Comissão e o detalhamento, para avaliação, do quadro de metas e indicadores do ISD para 2021. 

Comissão de Avaliação do MEC terá uma semana para avaliar resultados apresentados.
Foto: Kamila Tuenia Ascom/ISD

Entre as perspectivas discutidas durante a reunião e que compõem os próximos passos na trilha do Instituto, estão a criação de um programa de doutorado em Neuroengenharia no ISD e a consolidação do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, do Instituto, como Laboratório Nacional Aberto disponível para pesquisadores do Brasil e do exterior.

O ano, segundo o diretor-geral do Instituto, começa também em meio a desafios e como um termômetro do papel que o ISD tem assumido. 

“A instituição”, disse ele, “encontrou sua vocação enquanto Organização Social do MEC, um braço efetor do governo federal que tem mostrado que o interesse é fazer, é transformar, em uma região com tantos desafios a vencer”

“Temos conseguido com bastante êxito assumir um papel articulador entre diversos segmentos sociais, respeitando as demandas apresentadas pelas comunidades com as quais assumimos o compromisso da transformação social  e é  isso que nos fortalece”, disse o diretor, acrescentando que tais demandas e interações marcaram fortemente a trajetória do Instituto em 2020.

Além da força do Instituto enquanto polo de formação de profissionais do Brasil inteiro para o cuidado na saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência e produção científica nessas áreas e nos campos da neurociência e da neuroengenharia, em relação a 2020, o diretor-geral do Instituto também lembrou o alcance das ações, que chegaram a 116 municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba, seja através dos mais de 33 mil atendimentos em saúde realizados ou das 1.546 máscaras-escudo produzidas e doadas a unidades de saúde na linha de frente do combate à Covid-19. 

“Em um ano marcado por  limitações e dificuldades, como isolamento, crise econômica e no sistema de saúde, o ISD precisou ser resiliente e isso resultou no alcance ou superação de oito das treze metas pactuadas”, disse Freitas Júnior.

Da comissão, estiveram presentes  na vídeoconferência Naimar Araújo Moretti, coordenadora de projetos do MEC, Fábio de Abreu e Lima, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Lúcia Christina Iochida, da Secretaria de Educação Superior do MEC, Renato Evangelista de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Sylvia Helena Figueiredo, representante do Ministério da Economia.  

Representando o Instituto, 

participaram o Diretor-Geral do ISD, Reginaldo Freitas Jr, o diretor administrativo, Jovan Gadioli, a gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, Lilian Lira Lisboa, o gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, Edgard Morya e o assessor de planejamento, Eduardo Frare. 

SÉRIE

Acesse também a série de reportagens #PorDentrodoISD, que detalha os resultados e em dois textos já publicados mostra em quanto tempo se formam e para onde vão os mestres em Neuroengenharia diplomados pelo Instituto – e o que aprendem estudantes de medicina, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia que fazem estágio no ISD.

Texto:  Renata Moura – Jornalista / Ascom – ISD

Foto: Kamila Tuenia – Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


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