• Português
  • English

ISD recebe 4° turma da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência

01/03/202112:41

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Imagem mostra seis das oito aprovadas para a nova turma da Residência Multiprofissional do ISD: Curso tem duração de dois anos e é voltado a profissionais de fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e psicologia

O Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu nesta segunda-feira as estudantes que irão compor a 4° turma da Residência Multiprofissional no Cuidado à Pessoa com Deficiência, programa de pós-graduação pioneiro no Brasil para profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. 

As residentes vão atuar no cuidado à saúde de pessoas com deficiências auditiva, física e intelectual, distribuídas entre o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra. No ISD, os alunos aprendem e auxiliam na assistência a usuários com Epilepsia, Parkinson, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Lesão Medular, Microcefalia, Prematuridade e Bexiga Neurogênica. 

Nova turma iniciou atividades oficialmente nesta segunda-feira (1ª) no Instituto, com programação chamada de “Semana de Acolhimento”. Na imagem, ingressantes e veteranos ouvem o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior

Empatia 

A nova turma é recebida em uma semana repleta de atividades de acolhimento promovidas pelos residentes veteranos, que estão no segundo e último ano do curso. No primeiro dia no Instituto, as ingressantes já são estimuladas a se colocar no lugar de pessoas com deficiência, público-alvo da Residência. Com o auxílio de cadeira de rodas, andador, vendas e tampões de ouvido, elas sentiram um pouco dos possíveis desafios que pessoas com deficiência enfrentam. 

“Nesta primeira semana a gente apresenta aos novos residentes todo o trabalho do Instituto, nós discutimos a respeito de como lidar com a pessoa com deficiência. A gente tenta integrá-los a uma nova forma de trabalho, estimulando que eles fiquem sensibilizados às necessidades das pessoas com deficiência”, explica a coordenadora da Residência Multiprofissional, Lorenna Santiago. 

Com o auxílio de cadeira de rodas, andador, vendas e tampões de ouvido, elas sentiram um pouco dos possíveis desafios que pessoas com deficiência enfrentam

Estágio e Residência 

Uma das novas ingressantes da Residência, a fisioterapeuta recém-formada, Andreza Viana, decidiu disputar o processo seletivo da Residência após ter passado pelo Estágio Curricular Obrigatório no ISD. A aluna passou pelo Instituto em 2020 e logo em seguida se candidatou à Residência. Ela conta que passou a enxergar a importância da experiência multiprofissional.

“Quando passei pelo estágio eu vi como o Instituto é importante para essa região, para o estado, toda a equipe que atua aqui é composta por profissionais de excelência e os alunos acabam se tornando também excelentes profissionais, com uma bagagem de prática no cuidado muito qualificada. Sem dúvidas minha experiência no Estágio me fez ver que valeria muito a pena fazer essa pós-graduação aqui”, relatou Andreza. 

Residência 

A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência é oferecida pelo ISD desde 2018. O programa tem como principal campo de atuação o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e o Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual (CER III), do ISD. Os candidatos matriculados poderão ser alocados também no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), de acordo com as atividades definidas pela coordenação da Residência, a fim de atender às necessidades de integração ensino-pesquisa do Instituto Santos Dumont. 

O ISD é referência em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, em neurociências e neuroengenharia. O atendimento à população é oferecido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, no CER, engloba pessoas com epilepsia refratária; Parkinson; Transtorno do Espectro Autista (TEA); lesão medular; microcefalia; deficiência auditiva; prematuridade e bexiga neurogênica. Trata-se do primeiro CER do Nordeste do Brasil com atuação integrada a um sistema de pesquisa e inovação por meio de trabalho conjunto com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra. 

Clique na galeria abaixo para conferir outras imagens do primeiro dia da Semana de Acolhimento às novas residentes.

Texto e fotos:  Kamila Tuenia – Estagiária de jornalismo / Ascom – ISD

Edição: Renata Moura – Jornalista / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

RECOMENDAMOS