• Português
  • English

Residência Multiprofissional: Mais de 120 candidatos fazem prova do processo seletivo 2021 neste domingo (24)

22/01/202112:09

Serão aplicadas neste domingo (24) as provas do processo seletivo 2021 para a Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, do Instituto Santos Dumont (ISD), a primeira Residência do Brasil dedicada ao cuidado integral desse público. O processo seletivo que resultará na 4° turma do programa recebeu 148 inscritos e, desses, 128 candidatos que tiveram inscrições deferidas concorrem às oito vagas ofertadas para as áreas de fisioterapia, serviço social, psicologia e fonoaudiologia. 

O residente tem o Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual (CER III) do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD, como principal cenário de prática e recebe bolsa trabalho mensal com valor bruto de R$ 3.330,43, paga pelo Ministério da Saúde. 

Provas

As provas acontecem no Centro de Educação, no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O acesso ao local de provas ocorrerá das 13h30min às 14h, com início da aplicação às 14h. É recomendado ao estudante que esteja no local com 30 minutos de antecedência. As respectivas salas de realização do exame podem ser consultadas aqui

Para acesso à sala e realização da prova, o candidato deve ter em mãos caneta esferográfica confeccionada em material transparente, de tinta na cor preta e documento de identificação original, o mesmo utilizado no ato de inscrição no processo seletivo. 

Residência 

A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência foi aprovada em 2017 pelo Ministério da Educação e recebeu a primeira turma em 2018.

Os programas de treinamento em serviço têm duração de 2 anos e são cumpridos em regime de dedicação exclusiva, em tempo integral, com carga horária de 60 horas semanais. 

O Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual (CER III) do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD, é o principal campo de atuação dos residentes.

Referência no Sistema Único de Saúde (SUS), o CER do Anita atende pessoas com epilepsia refratária; Parkinson; Transtorno do Espectro Autista (TEA); lesão medular; microcefalia; deficiência auditiva; prematuridade e bexiga neurogênica –  e é o primeiro do Nordeste do Brasil com atuação integrada a um sistema de pesquisa e inovação por meio de trabalho conjunto com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, também do ISD.

A assistência é atrelada ao ensino, à pesquisa e à extensão, com formação de profissionais da saúde focados na atenção integral e humanizada à população. 

Ampliação do programa 

Além das quatro profissões contempladas na Residência atualmente, a previsão é de fortalecimento do Programa com a entrada de novos cursos como Enfermagem, Farmácia e Terapia Ocupacional. A ampliação já é autorizada pelo Ministério da Educação e as oportunidades para os novos cursos devem ser incluídas em editais futuros de acordo com o surgimento de bolsas para os futuros residentes. 

Texto:  Kamila Tuenia / Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD

Edição: Renata Moura / Jornalista / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
ENSINO

RECOMENDAMOS