• Português
  • English

O que pesquisaram os mestres em Neuroengenharia que o ISD formou em 2020

14/01/202111:03

O Instituto Santos Dumont (ISD) encerra neste domingo (17) as inscrições para a 15ª turma do Mestrado em Neuroengenharia, único programa de pós-graduação do Brasil aprovado nessa área do conhecimento.

Os novos ingressantes terão a chance de participar de projetos envolvendo temas como “Controle da conectividade cerebral por estimulação”; “Reabilitação com auxílio de neuromodulação”; “Mecanismos de formação, expressão e modificação de memórias; “Desenvolvimento de aplicativo mobile para triagem de pacientes”, entre outros a que direcionam seu interesse na fase de seleção. 

Em 2020, nove mestres em neuroengenharia foram titulados pelo ISD. “O perfil de apego  psicológico de mães de crianças com microcefalia”, “Desenvolvimento de um aplicativo de saúde móvel para monitoramento e avaliação do neurodesenvolvimento infantil” e “Avaliação das disfunções vesicais e intestinais em crianças com síndrome congênita do vírus zika” são alguns dos títulos das dissertações defendidas. 

Confira abaixo a galeria de resumos dos trabalhos defendidos. 

Pesquisas e tecnologias

O programa de pós-graduação em Neuroengenharia tem duração de dois anos. Ao longo desse período, os mestrandos desenvolvem pesquisas e tecnologias em áreas como interface cérebro-máquina, neuromodulação, neurociência computacional e processamento de sinais, reabilitação, interface cérebro-cérebro, próteses e órteses, biocompatibilidade, doenças neurodegenerativas, microcefalia, doenças psiquiátricas e cognição, entre outras.

Um dos mestres formados pelo Instituto, José Firmino Neto é o primeiro de sua cidade – Macaíba/RN, município que sedia o ISD – a ter o título de neuroengenheiro. Firmino entrou no mestrado em 2018 e defendeu a dissertação em 2020, aos 26 anos. No trabalho, intitulado “Desenvolvimento de tarefa comportamental para estudos de discriminação de estímulos auditivos e tomada de decisão em saguis (Callithrix jacchus)”, desenvolveu um protocolo de treinamento comportamental para saguis discriminarem estímulos auditivos. Ele foi orientado pela pesquisadora Mariana Ferreira Araújo, professora do IIN-ELS/ISD até maio de 2019.

Primeiro macaibense mestre em Neuroengenharia pelo ISD, José Firmino Neto é autor da pesquisa “Desenvolvimento de tarefa comportamental para estudos de discriminação de estímulos auditivos e tomada de decisão em saguis (Callithrix jacchus)”.

“A neurobiologia dos saguis pode ser comparada a características encontradas nos seres humanos devido a sua proximidade evolutiva e semelhança do sistema auditivo. O resultado deste trabalho pode gerar contribuições acerca da evolução da nossa comunicação vocal e em diferentes aspectos cognitivos”, resumiu ele para o relatório 2020.1 do ISD, que apresenta os resultados alcançados pelo Instituto no primeiro semestre do ano para acompanhamento do Ministério da Educação

O programa de mestrado teve início em agosto de 2013 e desde então, até outubro de 2020, ingressaram 114 alunos e 65 defenderam dissertação. São estudantes de diversos estados, de Norte a Sul do Brasil, procedentes de cursos como engenharia biomédica, engenharia da computação, medicina, ciências biológicas, engenharia elétrica, ciência da computação, enfermagem, biotecnologia, engenharia civil, engenharia de controle e automação, engenharia química, fisioterapia, psicologia, biomedicina e fonoaudiologia.

Sobre a seleção do Mestrado em Neuroengenharia

Das 10 vagas previstas na atual seleção, uma é reservada a professores e servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e duas são destinadas a egressos do programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, do ISD

O edital (disponível na página bit.ly/mestrado-neuroengenharia-isd) prevê análise de documentos como carta de intenção, cartas de recomendação, currículo lattes e histórico acadêmico. Para quem passar nessa etapa, haverá ainda a fase eliminatória e classificatória de entrevistas.

Para se inscrever, o candidato deve submeter eletronicamente o formulário de inscrição e a carta de Intenção, além de observar os demais procedimentos incluídos no edital. As inscrições para o processo de seleção 2021.1 se encerram neste domingo (17).

O mestrado em neuroengenharia do IIN-ELS/ISD é oferecido de forma gratuita, tem duração de até dois anos e é o primeiro do Brasil recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Clique aqui para ver as dúvidas mais frequentes sobre o mestrado.

Texto:  Kamila Tuenia – Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
NEUROCIÊNCIAS
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS