• Português
  • English

NeuroTalks: IIN-ELS/ISD abre seleção de trabalhos sobre neurociências para plataforma online

10/12/202011:50

A ciência é movida por perguntas em busca de soluções. Ideias inovadoras motivam pesquisas transformadoras. E são essas perguntas e ideias que o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, do Instituto Santos Dumont (IIN-ELS/ISD), quer conhecer através da NeuroTalks, uma plataforma totalmente on-line e gratuita de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência. 

Nesta quinta-feira (10) o IIN-ELS abre inscrições para submissão de propostas e trabalhos a serem apresentados na plataforma, que deverá ficar disponível ainda em dezembro em uma playlist especial no canal Instituto Santos Dumont no YouTube (https://bit.ly/ISDnoYouTube).

Podem se inscrever pesquisadores, estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos do próprio Instituto e de outras instituições. A intenção é apresentar as ideias e motivações de pesquisas em desenvolvimento ou já finalizadas em forma de vídeo. As produções selecionadas pela banca examinadora serão disponibilizadas em canais de divulgação virtuais que serão criados para o NeuroTalks. 

Para o gerente do IIN-ELS e coordenador de pesquisas do Instituto, Edgard Morya, a iniciativa é inovadora e funciona como um ‘congresso permanente’. “O NeuroTalks será uma plataforma de divulgação científica parecida com um congresso, o que muda é que não precisamos esperar o ano inteiro para conhecer trabalhos inovadores, é uma espécie de congresso virtual e permanente onde serão apresentadas pesquisas de diversos temas dentro da neurociência”, explica Morya. 

As propostas podem ser submetidas até a próxima segunda-feira (14) através de formulário online (Clique aqui para acessar). Para se inscrever é necessário submeter um resumo da proposta, com palavras-chave e referências. Os autores das propostas aprovadas devem enviar vídeos de até 15 minutos de apresentação (vídeo em modo paisagem, resolução mínima de 1280 x 720, em formato mp4 ou mov), juntamente com uma foto em fundo neutro. O link para transferência do material e autorização de uso de imagem será enviado junto ao e-mail de convocação das propostas aprovadas. 

Confira os temas que podem ser abordados no Neurotalks 

Áreas tradicionais da neurociência e neuroengenharia e também estão abertas inovações:

Desenvolvimento

Excitabilidade neural, sinapses e glia

Doenças neurodegenerativas e lesões

Sistema sensorial

Sistema motor 

Fisiologia e comportamento integrativo

Cognição 

Emoção e motivação

Neurociência computacional e inteligência artificial

Robótica neuro inspirada

Neuroengenharia

Tecnologia Assistiva

Ética, história, educação, sociedade, política e economia

Carreira científica

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição. Para mais informações ou dúvidas entre em contato com a Secretaria Acadêmica do ISD nos seguintes meios: E-mail: pgiinels@isd.org.br; Telefone: (84) 99127-6085 (Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 16h30.

Texto:  Kamila Tuenia – Estagiária de jornalismo, sob supervisão da jornalista Renata Moura / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
IIN-ELS
NEUROCIÊNCIAS
NEUROENGENHARIA
PESQUISA

RECOMENDAMOS