• Português
  • English

ISD apresenta ações na pandemia durante Encontro de Coordenadores dos Centros Especializados em Reabilitação do RN

09/12/202011:53

 

O Instituto Santos Dumont (ISD) participou nesta terça e quarta-feira (08 e 09) do Encontro dos Centros Especializados em Reabilitação do Rio Grande do Norte (CER/RN), evento com o objetivo de avaliar as ações realizadas pelos nove CER do estado habilitados pelo Ministério da Saúde e, a partir dessa “retrospectiva”, planejar atividades para o próximo ano. Esta foi a primeira reunião presencial dos Centros desde março de 2020, quando teve início o protocolo de isolamento social pela pandemia da Covid-19. 

 

O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD, é habilitado desde 2016 como CER III, especializado em reabilitação Física, Auditiva e Intelectual e, no encontro, apresentou um panorama das ações desenvolvidas diante da pandemia. A unidade tem sede no município de Macaíba. 

 

A apresentação do CER do Anita foi feita por videoconferência pela coordenadora de reabilitação física,  fisioterapeuta e preceptora multiprofissional Camila Simão. “O conteúdo da apresentação foi focado nas nossas ações no eixo da saúde materno-infantil, por exemplo a adaptação de alguns serviços para teleatendimento, a criação de diversas cartilhas informativas para auxiliar nossos pacientes e o público externo a entender melhor a crise e se cuidar. Além disso, relatamos como tem sido o nosso retorno a atividades e atendimentos presenciais que estavam suspensos, os protocolos de segurança adotados e o retorno de ações como a capacitação de profissionais de saúde do município”, disse Camila.  

 

O evento, promovido pela Coordenadoria de Promoção à Saúde e da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Estadual de Saúde Pública, acontece em São José de Mipibu e conta com a participação de CERs de Areia Branca, Guamaré, Pau dos Ferros, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Macaíba. 

 

Também presente no evento, a fonoaudióloga e coordenadora de reabilitação auditiva do CER do Anita, Rogéria Dias conta que as atividades de ensino do ISD estão sendo destacadas no encontro. “O Instituto está em evidência em razão da organização e planejamento das atividades mesmo diante da pandemia, principalmente no que diz respeito ao envolvimento do ensino e pesquisa das ações relacionadas ao CER, integrando residentes e preceptores no cuidado à saúde da pessoa com deficiência”, disse. 

 

Encontro Estadual dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) reuniu representantes dos nove CER do Rio Grande do Norte.

 

O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD, é habilitado pelo Ministério da Saúde como CER-III e principal campo de estágio para a Residência Multiprofissional do ISD no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência. É o primeiro CER do Nordeste com atuação integrada a um sistema de pesquisa e inovação, por meio de trabalho conjunto com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, também do ISD, onde pesquisadores e alunos do mestrado em Neuroengenharia também desenvolvem pesquisas e tecnologias de olho nesse público.

 

O CER-III do Anita é referência no SUS e atende pessoas com Epilepsia Refratária; Parkinson; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Lesão Medular; Microcefalia; Deficiência Auditiva; Prematuridade e Bexiga Neurogênica.

Texto:  Kamila Tuenia / Ascom – ISD

 

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
COVID-19
EDUCAÇÃO EM SAÚDE

RECOMENDAMOS