• Português
  • English

Covid-19 e Gravidez: Jornais destacam levantamento do ISD e alertam sobre riscos

08/06/202009:36

O levantamento do Instituto Santos Dumont (ISD) sobre mortes maternas associadas à Covid-19 foi destaque nos jornais O Povo, de Fortaleza (CE), e Tribuna do Norte, em Natal (RN). Os dados mostram que ao menos 39 mulheres morreram enquanto grávidas ou dias após o parto em casos tratados como suspeitos ou confirmados da doença no mundo – e que o Brasil lidera em número de histórias totais (20) e em uma comparação por 100 mil habitantes. A partir das 10h desta quarta-feira (10) o médico e diretor-geral do Instituto, Reginaldo Freitas Júnior, vai abordar o assunto na live “Orientações para gestantes e puérperas em tempos de Covid-19”, promovida pelo Guia Viver Bem. A conversa ao vivo será conduzida pela jornalista Juliana Garcia e transmitida  no perfil do Guia no Instagram, o @guiaviverbem.

Clique aqui para saber mais sobre o levantamento do ISD.

Cuidados durante a gravidez serão discutidos pelo diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, durante live nesta semana

“Esse momento trouxe à tona problemas crônicos de assistência da maternidade no Brasil que já existiam, mas que se revelaram piores devido ao contexto em que estamos”, disse Freitas Júnior, que também é doutor em ciências médicas pela USP, professor do Departamento de Tocoginecologia da UFRN e Instrutor Nacional da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-parto da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em entrevista a O Povo. Ele defende o pré-natal mesmo durante a pandemia, entre outras estratégias para reduzir os riscos às mulheres não só nesse período.  “Essas mortes poderiam ser evitadas se existisse um acompanhamento”, disse ainda o diretor, a O Povo.

 

O veículo cearense divulgou os dados do Instituto nas reportagens “Taxa de mortalidade materna por coronavírus é maior no Brasil do que em 8 países do mundo juntos” e “66,6% dos leitos de UTI para gestantes no Ceará são ocupados por grávidas com Covid-19”, que também cita o informativo sobre “Covid-19 e Gravidez” produzido com a participação do ISD.  Clique aqui para acessar o Informativo e aqui para baixar ilustrações com respostas às dúvidas mais frequentes das mulheres sobre gravidez e amamentação, além de um check list de internação e uma proposta de fluxograma para atendimentos.

Na Tribuna do Norte, o alerta sobre a necessidade de ação para tornar a gravidez, o parto e o pós-parto mais seguros está na reportagem “Gravidez na pandemia requer cuidados, alerta especialista no RN”.

____________________________________________________

Clique abaixo para ver as reportagens em PDF:

*Taxa de mortalidade materna por coronavírus é maior no Brasil do que em 8 países do mundo juntos

*Gravidez na pandemia requer cuidados, alerta especialista no RN

*66,6% dos leitos de UTI para gestantes no Ceará são ocupados por grávidas com Covid-19

O assunto também foi tema de entrevista ao vivo na InterTV, afiliada local da Globo. Clique abaixo para ver o vídeo:


____________________________________________________

O ISD é uma Organização Social do governo federal vinculada ao Ministério da Educação e referência em ensino, pesquisa, extensão e atendimentos – via Sistema Único de Saúde (SUS) – nas áreas de saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, bem como em neurociências e neuroengenharia. As ações de educação permanente do Instituto sobre a gravidez durante a pandemia foram destaque recentemente também no Portal do MEC. Clique aqui para ler.

Texto: Renata Moura / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CORONAVÍRUS
COVID-19
EDUCAÇÃO EM SAÚDE

RECOMENDAMOS