• Português
  • English

Coronavírus: ISD prorroga esquema especial de funcionamento até 4 de junho

20/05/202009:00

Esquema especial mantém alterado o funcionamento do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra

O Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social vinculada ao Ministério da Educação, anunciou nesta quarta-feira (20) a extensão de medidas para enfrentamento do novo coronavírus que estariam em vigor até hoje na instituição.

Com a decisão, o esquema especial de trabalho, com plantão ou home office para equipes, aulas e atividades online continuam até 4 de junho. Até a mesma data, os atendimentos presenciais nas clínicas seguem somente para obstetrícia e pediatria de alto risco – e vítimas de violência sexual em Macaíba, cidade-sede do Instituto.

O novo prazo anunciado pela Comissão Especial para a Pandemia Covid-19, do ISD, acompanha o decreto estadual publicado nesta quarta-feira (20) que prorroga a quarentena no Rio Grande do Norte até 4 de junho. Também se baseia em orientações do Ministério da Saúde e em evidências internacionais de que o isolamento é a medida de prevenção mais eficaz nesse contexto.

O objetivo, segundo a Comissão, é evitar aglomerações e o fluxo de pessoas para reduzir os riscos de infecção e propagação do vírus.

As medidas são adotadas desde meados de março e já haviam sido prorrogadas três vezes, em 8 e 23 de abril, além de 5 de maio.

A partir da evolução do quadro da pandemia novas definições poderão ser adotadas e divulgadas a qualquer momento.

Trabalho
O esquema especial de trabalho inclui home office para funções de caráter administrativo e acadêmico, e escala de plantão para atividades operacionais nas duas unidades do Instituto: O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

As atividades seguem online para o mestrado em neuroengenharia e a Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência.

Para a população, linhas telefônicas com plantão 24 horas para assistência materno-infantil – pediátrica e obstetrícia – além de atendimento via WhatsApp para esses e outros pacientes do Anita foram ativados.

Pacientes das clínicas de reabilitação seguem recebendo suporte por telefone, WhatsApp, e por meio de materiais como vídeos, folders e cartilhas que as equipes do Anita estão produzindo.

As linhas de atendimento aos pacientes são para tirar dúvidas, renovar medicação, prescrição de medicamentos e apoio psicológico.

Texto:  Renata Moura / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
CORONAVÍRUS
IIN-ELS

RECOMENDAMOS