• Português
  • English

Coronavírus: Tribuna do Norte destaca doação de máscaras do ISD entre “histórias de solidariedade”

11/05/202012:45

Máscaras para doação são produzidas por pesquisadores e alunos do mestrado em neuroengenharia

A produção de ‘máscaras-escudo’ do Instituto Santos Dumont (ISD) para doação a hospitais foi listada neste fim de semana no jornal Tribuna do Norte entre as “histórias de solidariedade” que ajudam a aliviar a crise e carências que a pandemia de Covid-19 – a doença causada pelo novo coronavírus – escancarou.

A reportagem “Em meio à pandemia de Covid-19, onda de solidariedade mobiliza potiguares” aborda iniciativas como o Varal Solidário, de uma costureira e da filha que fazem máscaras de pano para populações mais vulneráveis, a distribuição de cestas básicas que incentiva a produção da agricultura familiar, além de investidas de diversas instituições que se engajaram para suprir a demanda urgente de profissionais da saúde e pacientes no estado, como é o caso das máscaras-escudo que pesquisadores e alunos do mestrado em neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, do ISD, têm produzido desde o final de março.

“Quando começou a pandemia e começou a faltar EPI (Equipamento de Proteção Individual) no mercado, os próprios alunos e pesquisadores somaram esforços para ajudar a resolver esse problema”, diz na reportagem  o coordenador de pesquisas do Instituto, Edgard Morya. Em pouco mais de um mês, o ISD produziu e doou cerca de 1.180 máscaras a ao menos 49 hospitais e unidades de saúde do RN.

  • Leia a reportagem completa no site da Tribuna do Norte:

Em meio à pandemia de Covid-19, onda de solidariedade mobiliza potiguares

Central já arrecadou mais de R$ 1,6 milhão em doações.

Máscaras

As ‘máscaras-escudo’ do ISD, também chamadas face shields, usam acetato como matéria-prima e têm um suporte feito com filamento de plástico produzido em impressoras 3D.

O molde foi montado com base na opinião de médicos e enfermeiros para garantir a segurança e o conforto dos profissionais que irão usá -las.

A doação é institucional, ou seja, não é feita diretamente do ISD para indivíduos ou profissionais. É o dirigente da instituição interessada que deve entrar em contato com o Instituto (pelo e-mail covid19@isd.org.br).

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação.

SERVIÇO

*Para mais informações sobre como colaborar com a doação de materiais ou dinheiro para a produção do ISD, clique aqui.

*Para mais informações sobre a quem doamos as máscaras e o passo-a-passo para solicitar doação, clique aqui.

Texto:  Renata Moura / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CORONAVÍRUS
COVID-19
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS