• Português
  • English

Coronavírus: Informativos explicam auxílio emergencial e mudanças no acesso a serviços

08/05/202013:08

Folders foram produzidos pela Comissão de Serviço Social do ISD com base em informações de fontes oficiais

O governo federal começou a liberar há um mês o auxílio emergencial de R$ 600 para a população considerada economicamente mais vulnerável com a pandemia de Covid-19 (a doença causada pelo novo coronavírus). 

Cerca de 50 milhões de microempreendedores individuais, trabalhadores individuais, autônomos e desempregados, segundo a Caixa Econômica Federal, receberam a primeira parcela do dinheiro. Outras duas são previstas.

A largada para os pagamentos completará um mês neste sábado (9).

Mas quais são os critérios para receber? É possível acessar mais do que R$ 600 no mês ou juntar com o Bolsa Família?

As respostas a essas e outras dúvidas são abordadas nesta série de folders produzida pela comissão de Serviço Social do Instituto Santos Dumont (ISD), criada para orientar a população sobre medidas do governo e o que mudou em serviços básicos na quarentena. 

O conteúdo se baseia em informações divulgadas por fontes oficiais e faz parte de um conjunto maior de ações educativas que o Instituto tem desenvolvido na pandemia.

Além do auxílio emergencial, os folders abordam novas regras para retirar medicamentos no programa Farmácia Popular, mudanças envolvendo a tarifa social de energia e como fica o atendimento no INSS nesse período. 

Todo o conteúdo pode ser baixado a seguir:

Anita

O objetivo do trabalho, segundo o Instituto, é difundir informações verificadas para toda a toda a população, especialmente a atendida pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, a unidade escola do ISD para profissões da saúde.

O Anita está em operação há mais de 10 anos em Macaíba, município a 14km de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

O Centro atende pacientes exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, desde 2016, é habilitado como Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual (CER III). Com isso, pôde passar a oferecer o Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, considerada pioneira no Brasil e já contabilizando três turmas.

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social do governo federal vinculada ao Ministério da Educação e também engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra. 

É referência em ensino, pesquisa e extensão em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência e nas áreas de neurociências e neuroengenharia. Também é referência em atendimentos e ações relacionados a campos como toxoplasmose, HIV, microcefalia, violência sexual contra mulheres, crianças e mulheres trans, saúde e educação em comunidade quilombola.

Texto e visualização:  Renata Moura / Ascom – ISD

Produção dos folders: Comissão de Serviço Social – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CORONAVÍRUS
COVID-19
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS