• Português
  • English

Informativo traz orientações sobre grávidas e puérperas no contexto da pandemia

06/05/202018:36

O Instituto Santos Dumont (ISD) divulga nesta quarta-feira (6) o informativo Covid-19 e Gravidez, fruto do trabalho desenvolvido no Comitê Técnico Assistencial para Enfrentamento à Pandemia de COVID-19 no Rio Grande do Norte. “O objetivo é fazer com que esse material cumpra a sua função social, que é contribuir para que os serviços de saúde melhorem a qualidade da assistência às mulheres na gravidez, no parto e no puerpério”, diz o diretor-geral do ISD e um dos autores do informativo, Reginaldo Freitas Júnior.

(Clique aqui para acessar o informativo na íntegra)

O Comitê Técnico Assistencial para Enfrentamento à Pandemia de COVID-19 foi instituído por Portaria do governo do estado no dia 07 de abril e reúne integrantes do Instituto, além da Rede de Atenção Materno Infantil, da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do estado e das equipes técnicas da Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência/COHUR e da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN). 

O conteúdo aborda aspectos relacionados à COVID-19 no ciclo gravídico-puerperal, por meio de tópicos que buscam atender às principais demandas identificadas no contexto atual da pandemia no Rio Grande do Norte. “Trata-se de uma construção coletiva e fruto da articulação com hospitais e maternidades de diferentes regiões do estado, e portanto, diferentes realidades. Daí a necessidade de que essas estratégias fossem discutidas e pactuadas por diferentes integrantes da rede de cuidados à saúde da mulher”, diz Freitas Júnior.

As orientações não têm caráter prescritivo e objetivam subsidiar a organização das linhas de cuidado à saúde da mulher, de acordo com a realidade de cada serviço de saúde integrante da Rede Cegonha.

Ilustrações

Esta não é a primeira publicação sobre o tema com participação do ISD. No final de março, a equipe multiprofissional do Instituto também integrou um esforço colaborativo – de médicos infectologistas, obstetras e profissionais das áreas de enfermagem e fisioterapia – para levantar e reunir informações de orientação para atendimento às gravidas com suspeita ou infecção confirmada pelo novo coronavírus.

O conteúdo foi apresentado em formato de ilustrações e produzido em parceria entre profissionais com atuação no Instituto, na Sesap-RN e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As ilustrações trazem perguntas e respostas envolvendo gravidez e amamentação, uma proposta de fluxograma de atendimento e check-list de internação para casos relacionados à gravidez e Covid-19. (Clique aqui para ver e baixar as ilustrações).

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social do governo federal vinculada ao Ministério da Educação. 

Texto:  Renata Moura / Ascom – ISD

Arte e Diagramação do Informativo: Fernando Souza

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
COVID-19
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS