• Português
  • English

Coronavírus: ISD ultrapassa a produção de 500 ‘máscaras-escudo’ para doação

09/04/202016:01

O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, do Instituto Santos Dumont (ISD), ultrapassou a produção de 500 ‘máscaras-escudo’ para enfrentamento ao coronavírus no Rio Grande do Norte.

As máscaras são produzidas para doação a hospitais – e o trabalho segue a todo vapor no laboratório, como mostrou reportagem veiculada no jornal RN no AR, da TV Tropical, nesta quarta-feira (08) – clique para assistir a reportagem aqui ou no canal do ISD no YouTube.

Pesquisadores e alunos do mestrado em neuroengenharia do Instituto se revezam na linha de produção dos equipamentos, considerados essenciais para proteger profissionais da saúde que atendem casos de coronavírus e outros graves, mas que – devido à alta procura com a doença afetando o mundo – estão em falta no mercado.

O trabalho começou há uma semana e não tem data para parar. As máscaras estão sendo doadas a hospitais de Natal e Região Metropolitana, mas também já chegaram a municípios mais distantes, como Açu e Riachuelo. Outros municípios, como Nísia Floresta, Ielmo Marinho e Santo Antônio estão na lista dos que também apresentaram demanda.

A ‘máscara-escudo’, também chamada ‘face shield’, usa acetato como matéria-prima e tem um suporte feito com filamento de plástico produzido em impressoras 3D. O molde foi montado com base na opinião de médicos e enfermeiros para garantir a segurança e o conforto dos profissionais.

A doação é institucional, ou seja, não é feita diretamente do ISD para indivíduos. Por esse motivo, é o dirigente da instituição interessada que deve entrar em contato com o Instituto (pelo e-mail covid19@isd.org.br).

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação.

*Para mais informações sobre como colaborar com a doação de materiais ou dinheiro para a produção do ISD, clique aqui

*Para mais informações sobre a quem doamos as máscaras e o passo-a-passo para solicitar doação, clique aqui

Imagens: TV Tropical

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CORONAVÍRUS
IIN-ELS
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS