• Português
  • English

Coronavírus: ISD cede parte da estrutura para UPA de Macaíba atender casos

08/04/202013:52

Parte das instalações do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do Instituto Santos Dumont (ISD), foi oficialmente cedida nesta quarta-feira (08) à Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba (RN) – por prazo indeterminado – para ampliar a capacidade de atendimento a casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no município.

A estrutura foi adaptada para oferecer 21 leitos de enfermaria e outros espaços que passam a ser geridos pela prefeitura.

O termo de autorização de uso de bem imóvel, instalações e equipamentos foi assinado pelo diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, e a Secretária de Saúde de Macaíba, Gisleyne Karla Medeiros da Silva.

Os serviços ficarão a cargo de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da UPA Aluízio Alves, que funciona ao lado do Anita e é o principal canal de atendimento de urgência e emergência no município.

Casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 considerados menos graves, ou seja, os que dispensam a necessidade de aparelhos para o paciente conseguir respirar – serão recebidos na estrutura. Já os casos muito urgentes e gravíssimos ficarão concentrados nas dependências da UPA.

“Nós, do Instituto, vínhamos reforçando o atendimento da UPA desde o dia 23 de março, para casos menos graves envolvendo gestantes e crianças, com sintomas ou não de Covid-19. Agora, as equipes da UPA assumirão esse serviço, com o nosso apoio para casos específicos, quando necessário”, diz Freitas Júnior.

Com a cessão de parte da estrutura ao Município, pacientes de pré-natal de alto risco e da pediatria de alto risco – do Anita – continuarão atendidos em um ambiente separado, com equipe em regime de escala de plantão. Pacientes das clínicas de reabilitação, por sua vez, seguem atendidos de forma não presencial.

“Continuamos assistindo esses pacientes, mas da forma orientada, com eles em casa e a gente dando suporte por telefone, WhatsApp, e por meio de materiais como cartilhas, que estamos produzindo”, diz a gerente do Anita, Lílian Lisboa.

As linhas de atendimento são divulgadas aos pacientes para tirar dúvidas, renovar medicação, prescrição de medicamentos e apoio psicológico.

“O retorno dos atendimentos presenciais ainda não tem data prevista, mas se dará com base em orientações do Ministério da Saúde e internas, considerando a evolução do cenário”, diz Lílian. O ISD é uma Organização Social financiada pelo Ministério da Educação.

Texto:  Renata Moura / Ascom – ISD

Foto 1 (assinatura do termo): Jobson Rosseni

Foto 2: Divulgação ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
CORONAVÍRUS
COVID-19

RECOMENDAMOS