• Português
  • English

Coronavírus: ISD produz 'máscaras-escudo' para doação a hospitais do RN

30/03/202020:21

Produção envolve professores e alunos do mestrado em neuroengenharia e está sendo doada

O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), do Instituto Santos Dumont (ISD), começou a entregar neste fim de semana o primeiro lote de ‘máscaras-escudo’ que pesquisadores e alunos estão produzindo para doar a hospitais que atendem casos de coronavírus e outros considerados graves no Rio Grande do Norte.

Com a pandemia do chamado Covid-19, a alta demanda por esse tipo de material – considerado essencial para o trabalho dos profissionais da saúde – provocou escassez no mercado.

A linha de produção montada no IIN-ELS envolve pesquisadores e alunos do mestrado em neuroengenharia e vai significar uma produção inicial de 600 máscaras, que deverá ser ampliada.  Pelo menos outras mil são previstas.

Um total de 210 unidades, deste primeiro lote, vai suprir a demanda de quatro hospitais e de uma unidade de pronto-atendimento em Natal, Parnamirim e Macaíba.

As 390 restantes o Instituto afirmou que irá distribuir de acordo com pedidos encaminhados para o e-mail covid19@isd.org.br e avaliação de comissão interna.

A força-tarefa de pesquisadores e alunos IIN-ELS/ISD foi registrada em reportagens da Tribuna do Norte e do portal G1 RN, dois dos principais veículos de comunicação do estado.

Do total de máscaras produzidas até agora, 40 foram divididas entre a UPA Aluízio Alves, principal serviço de urgência e emergência de Macaíba, e o Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, onde inexistia a oferta desses materiais para o trabalho dos profissionais de saúde.

Mais 60 máscaras serão direcionadas a um dos principais serviços de referência para Covid-19 em Natal, o Hospital Giselda Trigueiro.
Outras 60 serão entregues para atendimento de casos de urgência não relacionados ao coronavírus na Maternidade Escola Januário Cicco, principal referência para gravidez de alto risco no estado, e 50 chegaram neste domingo ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim – considerado referência para casos de trauma e ortopedia, inclusive em cirurgias de urgência, cujos procedimentos têm alto risco de contaminação para as equipes de saúde.

Pesquisadores vão desenvolver também válvulas e respiradores

A produção inicial foi exclusivamente de máscaras de proteção facial, mas as impressoras já vão começar a trabalhar para criar também válvulas de ventiladores pulmonares usados em pacientes com casos mais graves de falta de ar e dificuldades respiratórias.

Em outra frente, o grupo trabalha em um modelo de respirador mecânico de baixo custo e open source, ou seja, que pode ser replicado por qualquer interessado.

“Esse é o momento de mostrar a força da ciência brasileira, a sua inventividade e capacidade de responder às demandas da sociedade que a financia”, diz o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior.

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social financiada pelo Ministério da Educação e engloba, além do IIN-ELS, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi.

O Centro está funcionando desde a semana passada como pronto-atendimento para grávidas e crianças com suspeita de Covid-19 em Macaíba.

A estratégia foi proposta à Secretaria de Saúde para ajudar a desafogar a UPA do município, onde o movimento aumentou quase 60% em uma semana puxado principalmente por casos considerados não urgentes, de pessoas que não precisavam ter saído de casa.

No caso do Coronavírus, o principal sinal de alerta para procurar atendimento médico é sentir dificuldade respiratória, ou seja, falta de ar.

SERVIÇO
O ISD está levantando doações para ampliar a produção de máscaras e outros equipamentos para o enfrentamento ao Coronavírus. Para a realização do trabalho, são necessários  filamentos de impressora 3D, acetato ou dinheiro, por depósito identificado:

Banco do Brasil

Ag: 4328-1

CC: 224.696-1

Todas os valores recebidos e investimentos realizados serão publicados no site do Instituto.

Texto:  Renata Moura / Ascom – ISD

Fotos: Divulgação / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CORONAVÍRUS
IIN-ELS
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS