• Português
  • English

Coronavírus: ISD traz 10 respostas e ilustrações para atendimento de grávidas

27/03/202020:00

Diante do grave quadro de pandemia do novo coronavírus que o Brasil e o mundo enfrentam, o Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social financiada pelo Ministério da Educação (MEC), divulga uma série de publicações para orientação em casos de suspeita e confirmação da doença em um dos seus públicos prioritários: As mulheres grávidas.

O conteúdo foi dividido em 3 ilustrações e apresenta respostas às 10 perguntas identificadas como as mais comuns sobre gravidez e  amamentação no contexto da Covid-19, uma proposta de fluxograma para atendimento ambulatorial dos casos e um check list para  profissionais da saúde na área de internação.

Os textos se baseiam em relatos de pacientes e em uma série de estudos sobre os quais se debruçaram – em um esforço colaborativo – médicos infectologistas, obstetras e profissionais das áreas de enfermagem e fisioterapia com atuação no ISD, na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A proposta de manejo considera experiências com outros vírus respiratórios, uma vez que a Covid-19 é uma doença de aparecimento recente e a comunidade científica ainda não dispõe de robustez de dados para afirmações definitivas ou adoção de protocolos específicos baseados em evidências científicas.

A estratégia de publicação do conteúdo faz parte de esforços concentrados do ISD para atender a demandas dos serviços de atenção à saúde materno-infantil do Rio Grande do Norte, incluindo as maternidades de referência, em relação ao enfrentamento da Covid-19. 

*A relação completa de referências consultadas no estudo, para a elaboração do material, pode ser acessada AQUI.

Texto:  Renata Moura / Ascom – ISD

Ilustrações: Rodrigo Brum

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CORONAVÍRUS
COVID-19
EDUCAÇÃO EM SAÚDE

RECOMENDAMOS