• Português
  • English

Coronavírus: ISD suspende aulas presenciais

17/03/202009:45

O Instituto Santos Dumont (ISD) decidiu suspender as aulas presenciais, por tempo indeterminado, como prevenção ao novo Coronavírus.
A medida vale a partir desta terça-feira (17) para alunos do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, do ISD, e do mestrado em Neuroengenharia, que vinham realizando atividades presenciais no Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde (CEPS) Anita Garibaldi e no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba (RN).
As atividades, agora, passarão a acontecer em plataformas digitais.
“A medida vale a partir de hoje, por tempo indeterminado, até nova avaliação da Comissão Especial para a Pandemia Covid-19 (criada na semana passada pelo ISD para acompanhar e avaliar as medidas relativas ao Coronavírus)”, diz o presidente da Comissão e diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior.
As estratégias de comunicação e plataformas que serão usadas em cada disciplina, se Skype, e-mail ou outras, serão informadas por cada professor do Instituto.
Alunos com experimentos ou atividades individuais de pesquisa a serem realizados no IIN-ELS devem conversar sobre um possível calendário, e sobre como proceder, diretamente com seus orientadores.

Atendimentos
A suspensão das aulas presenciais se soma a outra medida preventiva que o ISD havia anunciado sexta-feira: a suspensão, também por tempo indeterminado, de todas as atividades que envolveriam grupos maiores, incluindo visitas às instalações, treinamentos, reuniões e um colóquio que estava previsto para alunos e funcionários na segunda-feira, dia 16.
Os atendimentos ambulatoriais individuais estão mantidos, com uma observação especial para o grupo dos idosos, que passam a ter uma recepção e um ambiente de espera especiais. Orientações de prevenção serão dadas aos usuários pelos profissionais nos encontros clínicos

Prevenção
“Esse é o momento de entender que o bem coletivo está acima de qualquer razão ou interesse particular. Todos os projetos e ações do ISD são e sempre foram fortemente vinculados ao princípio da responsabilidade social. A pandemia do COVID-19 requer de todos nós que as decisões de agora reforcem ainda mais esse compromisso”, diz o diretor-geral do ISD, afirmando que “o momento é de mobilização social para evitarmos o aumento exponencial de casos.”
Ele explica que a decisão se baseia no fato de o Instituto ser centro de referência para atendimento de grupos de risco (idosos com comorbidades, gestantes de risco, imunodeprimidos, crianças com doenças neurológicas, prematuridade, etc).
O ISD atende a uma média superior a 100 pessoas por dia no CEPS, nas clínicas de Epilepsia (infantil e adulto); Parkinson; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Lesão Medular (infantil e adulto); Microcefalia; Deficiência Auditiva (infantil e adulto); Prematuridade e Bexiga Neurogênica. No IIN-ELS, sedia o primeiro mestrado do Brasil em Neuroengenharia e desenvolve além de pesquisas, tratamentos de reabilitação pelo SUS.
As medidas de prevenção foram anunciadas após o Estado confirmar o primeiro caso de infecção por Coronavírus no Rio Grande do Norte e que há casos suspeitos sendo monitorados.

Texto:  Renata Moura / Ascom – ISD

 

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
CORONAVÍRUS
IIN-ELS

RECOMENDAMOS