• Português
  • English

Coronavírus: ISD suspende aulas presenciais e parte das atividades

13/03/202016:45

O Instituto Santos Dumont (ISD) decidiu suspender, por tempo indeterminado, parte das atividades previstas para o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde (CEPS) Anita Garibaldi, como prevenção ao novo Coronavírus.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (13) pelo diretor geral do Instituto, Reginaldo Freitas Júnior, após Estado confirmar o primeiro caso da doença no Rio Grande do Norte.

Com a decisão, ficam suspensas todas as atividades que envolveriam grupos maiores, incluindo treinamentos, reuniões e um colóquio que estava previsto para alunos e funcionários na segunda-feira, dia 16. Visitas às instalações também ficarão suspensas no período. 

Aulas

Na terça-feira (17), o ISD decidiu que as aulas presenciais também ficarão suspensas por tempo indeterminado e ocorrerão, enquanto durarem as restrições, via plataformas digitais

Possíveis defesas e qualificações, por sua vez, estão mantidas, mas com plateia restrita. Apenas o aluno ou aluna que serão avaliados e a banca examinadora poderão participar.

Já os atendimentos ambulatoriais não serão afetados. Mas orientações de prevenção serão dadas aos usuários pelos profissionais nos encontros clínicos.

Prevenção

“Não há motivo para pânico, mas o momento requer medidas de prevenção para proteger funcionários, alunos e usuários. Nossa missão maior é cuidar das pessoas e esperamos em breve retomar todas as nossas atividades sem qualquer prejuízo”, diz o diretor geral do ISD, explicando que a decisão se baseia no fato de o Instituto ser centro de referência para atendimento de grupos de risco (idosos com comorbidades, gestantes de risco, imunodeprimidos, crianças com doenças neurológicas, prematuridade, etc).

O ISD atende a uma média superior a 100 pessoas por dia no CEPS, nas clínicas de Epilepsia (infantil e adulto); Parkinson; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Lesão Medular (infantil e adulto); Microcefalia; Deficiência Auditiva (infantil e adulto); Prematuridade e Bexiga Neurogênica. No IIN-ELS, sedia o primeiro mestrado do Brasil em Neuroengenharia e desenvolve além de pesquisas, tratamentos de reabilitação pelo SUS.

O Instituto criou uma comissão para acompanhar e avaliar as medidas relativas ao coronavírus, visando manter a segurança da comunidade institucional e deixá-la atualizada sobre as recomendações das autoridades sanitárias.

A Comissão Especial para a Pandemia Covid-19, como foi chamada a comissão, é presidida pelo diretor-geral, Reginaldo Freitas Júnior, e conta com as participações das médicas infectologistas Carolina Damásio Santos e Manoella Alves, da enfermeira Erianna Macedo, além do diretor administrativo Jovan Gadioli e dos gestores de unidades Edgard Morya e Lílian Lisboa.

O Coronavírus

O Ministério da Saúde explica, em página oficial, que o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e que o novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Com a rápida expansão da infecção pelo mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia para o Covid-19.

As autoridades de saúde ressaltam que não há motivo para pânico, mas reforçam a necessidade de medidas básicas de higiene para evitar a proliferação do vírus.

Cuidados

Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%, o uso de lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo estão entre as recomendações gerais, por exemplo, do Ministério da Saúde. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas também.

No ISD, os funcionários e profissionais de saúde deverão redobrar a atenção a detecção de possíveis casos suspeitos (sintomáticos respiratórios) durante ou antes da triagem e registro dos usuários, procedendo com a oferta de máscaras cirúrgicas a sintomáticos respiratórios (pacientes ou acompanhantes) antes da circulação do usuário nas instalações do Instituto.

Também é reforçada a orientação para desinfecção de aparelhos utilizados no atendimento e limpeza das superfícies dos consultórios e salas de atendimentos após a saída dos mesmos.

Os doentes deverão ser encaminhados para serviços de urgência se identificados sinais de alerta ou a impossibilidade de avaliação por profissional médico/enfermagem na instituição.

Profissionais, alunos e residentes do ISD que apresentem febre e sintomas como tosse, coriza e dispneia devem procurar assistência médica e, conforme recomendação, manter afastamento de suas atividades na instituição pelo período recomendado.

*ATIVIDADES SUSPENSAS

Confira abaixo a lista das atividades que estavam programadas no ISD e que agora estão suspensas por tempo indeterminado:

– AULAS PRESENCIAIS: Do Mestrado em Neuroengenharia e da Residência Multiprofissional no Cuido à Saúde da Pessoa com Deficiência;

– COLÓQUIOS

– GRUPO MULTIPROFISSIONAL DE PARKINSON   – ARTE DE NASCER

– ATIVIDADE PARADESPORTO INFANTIL- VILA OLÍMPICA       

– OFICINA SELO UNICEF – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE /MACAIBA COM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

– GRUPO SEMEA

– ARTE DE CRESCER

– GRUPO LESÃO MEDULAR ADULTO

– GRUPO PARKINSON – FISIOTERAPIA

– ATIVIDADE PARADESPORTO INFANTIL- VILA OLÍMPICA

– OFICINA SELO UNICEF – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE /MACAIBA COM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

– GRUPO LESÃO MEDULAR ADULTO/ FEMININO           

– GRUPO ADOLESCENTES CLÍNICA EPILEPSIA E LESÃO MEDULAR

*Neste momento da epidemia no Brasil não há recomendação para fechamento de escolas, faculdades ou escritórios, por exemplo. Esta orientação, porém, é dinâmica, e pode ser modificada, conforme a evolução da epidemia.

**Texto atualizado em 18/03/2020 para acréscimo de informações sobre a suspensão das aulas presenciais.

Texto:  Renata Moura / Ascom – ISD

 

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
CORONAVÍRUS
IIN-ELS

RECOMENDAMOS