No Dia Internacional de Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado em 19 de novembro, o Instituto Santos Dumont (ISD), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoveu o Fórum sobre Violência Sexual na Infância e Adolescência, no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), em Macaíba/RN (Programação AQUI).
O evento reuniu em uma mesa-redonda profissionais das áreas da saúde, educação, direito e gestão de políticas públicas, além de representantes da sociedade civil, para dialogar sobre essa complexa realidade que atinge crianças e adolescentes. Uma das pessoas presentes foi a Vereadora Divaneide Basílio, presidente da Comissão de Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, Idosos, Trabalho e Minorias da Câmara Municipal de Natal, que disponibilizou a casa legislativa da capital potiguar para contribuir com o debate e ações relacionadas ao tema.
Os participantes puderam dialogar sobre habilidades, atitudes e conhecimentos necessários na abordagem dessa problemática na oficina “Competências comuns para a prática interprofissional no cuidado às vítimas de violência sexual”.
Apresentações artísticas também ajudaram a provocar no público reflexões sobre o tema: a Fundação Oikos, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social em Macaíba, apresentou uma adaptação teatral do conto “Chapeuzinho Vermelho”, que neste caso representava uma história de abuso sexual.
Já o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), do município de Touros (RN), apresentou a performance “Sonhos de um palhaço, um olhar humanizado” e o poeta Edcarlos de Oliveira França, de 10 anos, declamou o poema de sua autoria “Um abuso sexual”.