• Português
  • English

Comissão da PcD e Mobilidade Reduzida de Natal visita ISD

27/10/201915:50

Na quarta-feira, 23/10, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida do município de Natal visitou as instalações do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba (RN), onde foram recebidos pelo Diretor-Geral do Instituto Santos Dumont (ISD), Reginaldo Freitas Júnior; pela Gerente do CEPS, Lílian Lisboa; e pelos Professores-Pesquisadores do IIN-ELS, Fabrício Brasil e André Dantas, além de alunos de mestrado e Iniciação Científica.

Os vereadores Divaneide BasílioJúlia Arruda e Robson Carvalho puderam entender melhor o trabalho realizado nas áreas de saúde materno-infantil e da Pessoa com Deficiência e também as pesquisas desenvolvidas em neurociências e neuroengenharia. 

Na ocasião, a Presidente dessa Comissão, Júlia Arruda, afirmou: “Nós estamos aqui comprovando como é possível, sim, ter a integração da educação, da saúde, da reabilitação e aqui é um campo que pode sim, ser mais bem explorado, mais conhecido pela sociedade e também que possibilite que outras pessoas tenham sua reabilitação plena. Eu estou muito entusiasmada com o que vimos hoje. É possível, sim, ter a parceria com o SUS, saúde e educação pública de qualidade e de excelência”.

Visitantes puderam conhecer aplicações da pesquisa em neuroengenharia na melhoria da qualidade de vida de Pessoas com Deficiência.

A Vereadora Divaneide Basílio comentou: “Perceber que esse Instituto existe, perceber a importância dele, ver de perto a estrutura, os profissionais, conhecer os equipamentos e a forma de trabalho é, de fato, uma grande oportunidade e é pra gente pensar que alternativas existem, que é preciso pensar junto em como fortalecer iniciativas como essa”.

O Vereador Robson Carvalho parabenizou a equipe do ISD e concluiu após o término da visita: “O primeiro passo foi conhecer e agora é estreitar os laços cada vez mais”.

O Instituto Santos Dumont reconhece a importância de ampliar o diálogo com o poder público para que o trabalho se fortaleça e possa contribuir na construção de políticas públicas em prol de toda a sociedade. 

A TV Câmara de Natal acompanhou a visita e a reportagem pode ser vista abaixo.

Texto e fotos:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
INSTITUCIONAL
REABILITAÇÃO

RECOMENDAMOS