• Português
  • English

Profissionais da Fiocruz ministram Oficina de Cateterismo Intermitente Limpo

27/09/201908:19

Nos dias 23 e 24 de setembro o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) recebeu Grace Ferreira, enfermeira do Serviço de Urodinâmica Pediátrica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Juliana Marin, médica do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), para ministrarem oficinas de Cateterismo Intermitente Limpo.

O cateterismo consiste na inserção de um cateter limpo na bexiga que possibilita o esvaziamento dela, e é um dos tratamentos utilizados em pacientes acometidos por doenças do sistema nervoso central ou nervos periféricos que sofrem com a incapacidade de controlar o ato de urinar. Essa disfunção na bexiga é chamada de Bexiga Neurogênica (BN). 

Em um primeiro momento as profissionais estiveram com pais e cuidadores de crianças com BN assistidas pelo CEPS para ensiná-los a técnica de forma correta e segura. O segundo momento foi com os profissionais do programa Estratégia Saúde Família (ESF) de Macaíba (RN), com o objetivo de realizar uma capacitação desses profissionais de saúde sobre como devem ensinar os pais e cuidadores de crianças a executar a técnica de forma correta.

Momento prático da oficina com profissionais de saúde de Macaíba (RN).

Cooperação em saúde 

Desde 2016 o CEPS é habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER III) e oferece atendimentos em deficiências física, intelectual e auditiva para pacientes da região metropolitana da capital potiguar: Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Extremoz. O CER do Centro Anita Garibaldi oferece os serviços distribuídos em clínicas, sendo uma especificamente voltada a pacientes com Bexiga Neurogênica.

O Diretor-geral do Instituto Santos Dumont (ISD), Reginaldo Freitas Júnior, afirmou que a realização dessa capacitação com os profissionais da ESF é fundamental para que haja uma unanimidade nas informações sobre a técnica do cateterismo que são repassadas para os pacientes assistidos, evitando contradição naquilo que é ensinado pelo profissionais.

Sobre a iniciativa, Grace Ferreira declarou: “A roda de conversa com os pais e a capacitação com os profissionais de saúde sobre o cateterismo foi o início de um novo olhar para as crianças com Bexiga Neurogênica. Abriu também a oportunidade de conhecermos outras realidades e de repensar o nosso serviço. Cooperação em saúde é isso e só funciona se for bilateral. Surgem novas ideias, recuperamos práticas perdidas e melhoramos nossa assistência. Todos nós saímos ganhando, principalmente os pacientes e suas famílias.”

Jornada Bexiga Neurogênica

Pelo terceiro ano consecutivo o Instituto Santos Dumont e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irão promover a Jornada Intervenção Multiprofissional na Bexiga Neurogênica (JIMBN), nos dias 6 e 7 de dezembro de 2019. O evento é destinado a profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas da saúde e oferece palestras e minicursos sobre o tema. Saiba mais detalhes sobre programação e inscrições AQUI.

Texto e fotos: Dandarah Filgueira – Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
EDUCAÇÃO EM SAÚDE

RECOMENDAMOS