• Português
  • English

Congresso Internacional de Paralisia Cerebral recebe trabalho do ISD

28/08/201910:17

De 22 a 24 de agosto, a Preceptora Multiprofissional do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), Camila Simão, esteve entre os 750 participantes do 1º Congresso Internacional da Paralisia Cerebral (CIPC), que aconteceu em Campinas (SP). O foco do evento foi a Tradução do Conhecimento (Knowledge Translation) na área de re(h)abilitação, que tem como objetivo a promoção e aplicação da evidência científica à prática clínica. Entre os palestrantes, estiveram profissionais de renome internacional, como o médico canadense Peter Rosenbaum e a fisioterapeuta norte-americana Beverly Cusick.

Camila apresentou o pôster “Mapeamento do Conhecimento sobre o Tummy Time para Desenvolvimento de Modelos de Tradução de Conhecimento (TC)”, recorte de prática que está sendo desenvolvida no Projeto Arte de Crescer e que é o Trabalho de Conclusão da Residência (TCR) de Cléa de Medeiros, aluna da turma de 2018 da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do CEPS.

Camila Simão durante apresentação do pôster. Foto: Acervo pessoal.

O Tummy Time consiste em colocar o bebê de barriga para baixo para brincar, quando estiver acordado, atividade que, de acordo com evidências científicas, traz diversos benefícios para a criança. No contexto do CEPS, foi identificada a necessidade de disseminar esse conhecimento científico para permitir a implementação dessa prática por pais e cuidadores.

Ao participar do evento, Camila percebeu que tanto a assistência, quanto a pesquisa realizadas no CEPS caminham junto com as evidências mundiais na área da reabilitação: “Ficamos muito felizes em perceber que o trabalho realizado no Centro Anita Garibaldi está em concordância com o que tem sido feito em todo o mundo, onde a evidência científica pauta a prática clínica. Nesse contexto, a família e o paciente estão no centro da nossa intervenção, que tem como principal objetivo favorecer maior participação social do indivíduo”, finalizou ela.

Texto:  Dandarah Filgueira – Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD

Foto: Divulgação do evento.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
EXTENSÃO

RECOMENDAMOS