• Português
  • English

Neurociências e Neuroengenharia na Campus Party Natal 2019

19/08/201911:45

No último fim de semana, de 16 a 18 de agosto, aconteceu a segunda edição da Campus Party em Natal (RN). O Instituto Santos Dumont (ISD) esteve presente no evento que reuniu mais de 20 mil pessoas, entre estudantes, profissionais e interessados em temas como tecnologia, inovação e empreendedorismo.

A área externa do Centro de Convenções de Natal, local do evento, foi destinada à Open Campus: espaço gratuito e aberto ao público com atrações relacionadas à Educação do Futuro, Drones, Simuladores, entre outras coisas. Em área cedida pela Prefeitura do Natal a equipe do ISD realizou exposição sobre a história, as atividades e o serviço da Instituição, apresentando também as duas principais linhas de pesquisa do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS): interface cérebro-máquina e neuromodulação.

Para ilustrar a exibição de forma prática foram usados alguns recursos de interação com o público: próteses para pessoas que tiveram algum membro do corpo amputado, órteses utilizadas na reabilitação de pacientes que sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE), eletrodos para captação de sinal cerebral e eletrodos para estimulação medular em pessoas com Doença de Parkinson.

Estande do ISD recebendo visitantes na Campus Party.

O público foi diversificado: o estande recebeu desde crianças das escolas municipais de Natal, até universitários e pesquisadores. Além das exibições no estande, na área externa também foram realizados: Workshop sobre gerenciamento de tarefas e palestra sobre Scrum em projetos acadêmicos, ministrados pelo Coordenador da Secretaria Acadêmica do ISD, Marcelo Carvalho; apresentação sobre Acionamento e controle de próteses utilizando interface homem-máquina, pela Mestranda em Neuroengenharia do IIN-ELS, Gabriela Albuquerque; e uma exibição sobre Implante de microeletrodos intracerebrais na aplicação de interface cérebro-máquinas realizada pelo Mestre em Neuroengenharia formado pelo IIN-ELS, João Rodrigo de Oliveira.

O espaço interno do evento, chamado de Arena, foi acessível para pessoas com ingresso e lá o ISD também esteve presente: O mestre em Neuroengenharia Rommel Araújo ministrou a palestra “Como conectar um cérebro com um arduino”, e o mestrando Alex Aquino fez uma exposição sobre “Interface cérebro-máquina: decodificando o cérebro”.

O Coordenador da Pós-graduação do IIN-ELS, Fabrício Brasil, menciona que é muito importante participar de eventos como este para divulgar o trabalho realizado no Instituto Santos Dumont, tanto na área da saúde quanto nas pesquisas em neurociências e neuroengenharia.

Texto:  Dandarah Filgueira / Estagiária de Jornalismo Ascom – ISD

Fotos: Acervo Equipe ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EXTENSÃO
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS