• Português
  • English

IIN-ELS conclui ciclo de defesas do Mestrado em Neuroengenharia

02/08/201911:51

Nas últimas semanas foram realizadas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba (RN), defesas das dissertações do Mestrado em Neuroengenharia. Após mais um ciclo intenso de apresentações contempladas com grande diversidade de temas, onze alunos conquistaram o título de Mestre em Neuroengenharia.

O Pesquisador Fabrício Brasil, Coordenador da Pós-graduação do IIN-ELS, avaliou o resultado final como bastante positivo. Ele destaca que os trabalhos foram bem diversificados, abordando, por exemplo, pesquisas para fabricação de dispositivos de baixo custo e eventual implementação no Sistema Único de Saúde (SUS), além de tecnologias que contribuem para o não uso de experimentos em animais. “São trabalhos que vão desde a bancada de experimentação que envolvem microscopia, visualização de neurônios, até aplicação em pacientes em hospitais e clínicas de reabilitação”, explica.

Severino Netto, um dos novos Mestres em Neuroengenharia, apresentou sua pesquisa sobre o desenvolvimento de um sistema que identifica o direcionamento do olhar e a partir disso facilita a interação de pacientes acamados e com pouca mobilidade, possibilitando ações como ligar ou desligar uma lâmpada por meio de um aparelho externo. A tecnologia desenvolvida por ele também auxilia a comunicação com os cuidadores em caso de alguma necessidade do paciente.

“Eu pretendo que, com o aprimoramento do sistema, seja possível impactar diretamente a vida das pessoas. A principal meta é levar essa tecnologia para os hospitais, e principalmente para os hospitais públicos”, enfatiza Severino.

Severino durante a apresentação da sua pesquisa.

Professores externos de universidades brasileiras e estrangeiras também participaram das arguições dos últimos dias e, segundo Fabrício, elogiaram os projetos apresentados, explicando que eles estão no mesmo nível de pesquisas realizadas nas instituições onde atuam.

O Mestrado em Neuroengenharia oferecido pelo IIN-ELS é o primeiro do Brasil recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e desde seu início em 2013 formou 49 mestres nessa área. O curso é gratuito, destinado a graduados das áreas de Saúde, Biológicas (Biologia, Medicina, Psicologia, etc) e Engenharias (bacharelado ou licenciatura), possui a duração de 24 meses e tem a Engenharia Biomédica como área de concentração. Os processos seletivos ocorrem duas vezes ao ano e são divulgados AQUI.

Confira abaixo a relação das dissertações que foram apresentadas de 12/07 a 31/07:

Alice de Oliveira Barreto Suassuna – Caracterização da resposta microglial após implante de eletrodos epidurais para estimulação da medula espinal. Banca examinadora: Mariana Ferreira – IIN-ELS/ISD (orientadora); Beatriz Stransky – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Felipe Porto – UFRN;

Álisson de Oliveira Aves – Análise da dinâmica neural de regiões encefálicas envolvidas na doença de Parkinson no modelo computacional de ratos com 6-OHDA. Banca examinadora: Renan Moioli – Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) (orientador); Fabrício Brasil – IIN-ELS/ISD e Patrícia Vargas – Heriot-Watt University (Reino Unido);

Amauri Marcos Costa de Morais Júnior – Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para aquisição e transmissão de biopotenciais. Banca examinadora: Fabrício Brasil – IIN-ELS/ISD (orientador); Paulo Ribeiro – Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Edgard Morya – IIN-ELS/ISD.

Ana Cecília Sá Fernandes – Pacote computacional em Python para processamento de sinais eletrofisiológicos: uma proposta baseada em ontologia. Banca examinadora: André Salles – IIN-ELS/ISD (orientador); Fabrício Brasil – IIN-ELS/ISD e Victor Hugo de Oliveira e Souza – Aalto University (Finlândia);

Eric Gabriel Oliveira Rodrigues – Avaliação da conectividade efetiva relacionada ao desempenho de roedores em uma tarefa de discriminação tátil. Banca examinadoraAndré Salles Cunha Peres – ISD, IIN-ELS (Orientador), Thaís Gaudêncio de Rêgo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Edgard Morya – ISD, IIN-ELS.

Felipe Alves Araújo – Caracterização do potencial evocado auditório a partir da apresentação de diferentes tons. Banca examinadora: André Salles – IIN-ELS/ISD (orientador); Edgard Morya – IIN-ELS/ISD e Thaís Gaudêncio – UFPB.

Samuel Alexander Budoff – Analysis of Neurotransmitter Concentrations in Parkinsonisn Treated with Spinal Cord Stimulation. Banca examinadora: Manuela Sales Nascimento – IIN-ELS/ISD (orientadora); Maxwell Barbosa de Santana – Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA; Hougelle Simplício – IIN-ELS/ISD;

Severino Peixoto Nunes Netto – Eyessist: Desenvolvimento de Interface Homem-Máquina baseada em Eye-Tracking para pacientes acamados. Banca examinadora: Fabrício Brasil – IIN-ELS/ISD (orientador); Paulo Ribeiro – Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Edgard Morya – IIN-ELS/ISD;

Thaísa Lucas Filgueira Souza Dantas – Desenvolvimento de dispositivo móvel para avaliação da atividade muscular. Banca examinadora: Edgard Morya – IIN-ELS/ISD (orientador); José Irineu Gorla – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Lílian Lira Lisboa – Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS/ISD);

Valton da Silva Costa – Plasticidade neural imediata após microestimulação do córtex somatossensorial primário de ratos. Banca examinadora: Carolina Kunicki – IIN-ELS/ISD (orientadora); Maxwell Barbosa – Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Manuela Sales – IIN-ELS/ISD;

Willian Barela Costa – Caracterização da dinâmica neural por métricas de redes complexas. Banca examinadora: Renan Moioli – IMD/UFRN (orientador); Edgard Morya – IIN-ELS/ISD e César Renno-Costa – IMD/UFRN.

Texto e fotos: Dandarah Filgueira – Estagiária de Jornalismo/ Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
IIN-ELS
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS