O SIG (Special Interest Group, ou Grupo de Interesse Especial) Re(h)abilitar é um projeto de educação permanente em saúde, promovido pela Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), coordenado pelo Instituto Santos Dumont (ISD) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Unidade de e-Saúde da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). O projeto realiza sessões colaborativas nas quais os pesquisadores e profissionais de saúde das instituições da rede se reúnem virtualmente para discutir temas de ensino, pesquisa e assistência, gestão e avaliação remota.
No primeiro semestre de 2019 houve seis reuniões com o tema do ano: Doença de Parkinson. Lílian Lisboa, Gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), destaca que o SIG Re(h)abilitar destina-se ao cuidado ampliado motivado pelas vivências na Clínica de Parkinson oferecida pelo CEPS Anita Garibaldi por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER III). “O SIG Re(h)abilitar constitui-se como um importante canal de interseção do ensino e pesquisa com várias Instituições. O objetivo desta ferramenta é integrar profissionais, pesquisadores e usuários que tenham interesse na Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência fortalecendo ações da equipe que possibilitem transformações de práticas técnicas e sociais centrada na resolutividade de problemas”, explica Lílian. O Re(h)abilitar está articulado com o CER III e o Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RMCSPD).
A fisioterapeuta e Coordenadora do RMCSPD, Lorenna Santiago, ressalta a importância do caráter de integração do projeto. “Nesse primeiro semestre tivemos participação e engajamento de instituições de todas as regiões do Brasil, e essas reuniões têm promovido articulação de diversos pesquisadores, profissionais da saúde e estudantes que atuam na área de reabilitação. Essa experiência tem sido muito proveitosa para todos os participantes, pois tem facilitado o compartilhamento de experiências clínicas e científicas o que fortalece uma atuação centrada na pessoa.”