• Português
  • English

Profissionais do ISD participam de treinamento oferecido pelo SAMU RN

05/06/201911:28

Nesta terça-feira, 4 de junho, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) recebeu a equipe de instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP do SAMU 192 RN), que ofereceu o treinamento de Suporte Básico de Vida, um conjunto de medidas e procedimentos técnicos com o objetivo de prestar suporte de vida à vítima. A capacitação foi destinada aos profissionais do CEPS e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), além de residentes, mestrandos e alunos em estágio no Centro Anita Garibaldi.

A supervisora de estágio e enfermeira do CEPS Eriana Yadja participou do treinamento e comentou que a principal importância desse tipo de iniciativa é o entendimento das questões de primeiros socorros para que os participantes saibam como agir corretamente em um processo de parada cardiorrespiratória ou respiratória.

Profissionais do SAMU RN durante o treinamento Suporte Básico de Vida

Durante toda a manhã, os profissionais do SAMU abordaram o tema e em um primeiro momento, apresentaram conceitos teóricos importantes em relação aos primeiros socorros. Depois, o público foi dividido em grupos para a prática alternado em rodízios de 30 minutos nas estações com temas diferentes: suporte básico de vida, obstrução das vias aéreas e reanimação cardiopulmonar adulto e infantil.

Rogéria Abrantes, enfermeira do SAMU e palestrante, destaca que os Treinamentos de Suporte Básico de Vida são realizados desde a implantação do SAMU no Rio Grande do Norte, em 2006, e são importantes por serem elementos centrais de salvamento de vidas. Os primeiros procedimentos bem executados são essenciais para chance de sobrevivência do paciente sem sequelas.

A gerente do CEPS Lílian Lisboa ressalta que essa atividade é muito importante para os profissionais, nos âmbitos de pesquisa, ensino ou extensão, por proporcionar conhecimento e reflexão sobre habilidades necessárias para uma assistência mais segura. “Nesse contexto quero agradecer a equipe de instrutores do NEP SAMU 192, que prontamente atendeu à nossa solicitação e abordou a temática de forma leve, ativa e prazerosa”, conclui.

Texto e Fotos:  Dandarah Filgueira / Estagiária de Jornalismo
Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
EXTENSÃO

RECOMENDAMOS