Durante toda a manhã, os profissionais do SAMU abordaram o tema e em um primeiro momento, apresentaram conceitos teóricos importantes em relação aos primeiros socorros. Depois, o público foi dividido em grupos para a prática alternado em rodízios de 30 minutos nas estações com temas diferentes: suporte básico de vida, obstrução das vias aéreas e reanimação cardiopulmonar adulto e infantil.
Rogéria Abrantes, enfermeira do SAMU e palestrante, destaca que os Treinamentos de Suporte Básico de Vida são realizados desde a implantação do SAMU no Rio Grande do Norte, em 2006, e são importantes por serem elementos centrais de salvamento de vidas. Os primeiros procedimentos bem executados são essenciais para chance de sobrevivência do paciente sem sequelas.
A gerente do CEPS Lílian Lisboa ressalta que essa atividade é muito importante para os profissionais, nos âmbitos de pesquisa, ensino ou extensão, por proporcionar conhecimento e reflexão sobre habilidades necessárias para uma assistência mais segura. “Nesse contexto quero agradecer a equipe de instrutores do NEP SAMU 192, que prontamente atendeu à nossa solicitação e abordou a temática de forma leve, ativa e prazerosa”, conclui.