• Português
  • English

Encerramento do Curso de Paradesporto

31/05/201911:46

O Curso de Paradesporto, que teve seu último encontro no dia 25 de maio, agregou aulas teóricas e práticas proporcionando uma visão multidisciplinar do processo de inclusão no esporte. O objetivo do treinamento foi despertar nos participantes um olhar para as potencialidades da Pessoa com Deficiência (PcD) e oferecer ferramentas que permitam a prática do paradesporto nesse contexto. 

Para Camila Simão, preceptora multiprofissional do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde (CEPS) e membro da comissão organizadora do treinamento: “O esporte pode ser utilizado como um ‘meio’ de desenvolver habilidades importantes para a promoção da funcionalidade da pessoa com deficiência no contexto da reabilitação. E também pode ser usado como um ‘fim’ para favorecer participação social, socialização e prática de atividades físicas em si.”  

No encerramento do curso, realizado durante cinco encontros mensais desde janeiro, os participantes tiveram oportunidade de opinar a respeito da experiência. “Que bom que tivemos a oportunidade de dialogar sobre o universo da inclusão e suas possibilidades”, comentou um dos integrantes. “Que bom ver a reabilitação ultrapassar as paredes das clínicas e ter formas mais lúdicas de serem realizadas”, foi outro comentário de um dos participantes após o encerramento das atividades.

O Curso de Paradesporto foi promovido pelo Instituto Santos Dumont, por meio da equipe multiprofissional e Residentes do CEPS e de pesquisadores e alunos do Mestrado em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lilly Safra (IIN-ELS), em parceria com a Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE). O treinamento teve apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)Programa Força no Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa; e Instituto Asas para Esporte, Cultura e Cidadania (IAECC).

Leia mais sobre o curso clicando aqui.

Caso o curso seja oferecido em outras oportunidades será anunciado na página oficial.

Texto: Dandarah Filgueira/ Estagiária de Jornalismo Ascom – ISD

Foto: Acervo pessoal da equipe do curso

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
EXTENSÃO

RECOMENDAMOS