• Português
  • English

Reitora da UFRN recebe homenagem do ISD no encerramento de seu mandato

27/05/201916:24

Em seu último dia oficialmente como Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Professora Ângela Maria Paiva Cruz, foi homenageada pela diretoria do Instituto Santos Dumont (ISD) antes de deixar o cargo. Ela finaliza o segundo mandato marcando a história da UFRN por ser a primeira Reitora da Instituição, tendo iniciado a primeira gestão em 2011 e a segunda, em 2015. Graduada em Matemática, Mestra em Filosofia e Doutora em Educação, ela também ocupou lugar de destaque no âmbito educacional brasileiro ao presidir a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) entre 2016 e 2017. Em seus discursos e entrevistas, Ângela sempre ressaltou a importância do fazer coletivo na rotina das universidades federais. Em outubro de 2018, por ocasião do aniversário de 10 anos do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), a Professora também foi homenageada na galeria “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”, na qual figuram diversas mulheres potiguares pioneiras em várias áreas de atuação (álbum de fotos e detalhes AQUI).

Diretoria do ISD com Ângela Paiva e demais homenageadas na inauguração da galeria "Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser". Outubro 2018. Foto: Luiz Paulo Juttel

No dia 27 de maio, em um de seus últimos compromissos ainda como Reitora, ela recebeu das mãos de Reginaldo Freitas Júnior, Diretor-Geral do Instituto Santos Dumont (ISD), uma placa de homenagem, onde se lê a seguinte mensagem:

O Instituto Santos Dumont (ISD) honra e agradece à Magnífica Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, pela leal parceria durante sua gestão. O ISD tem na UFRN uma grande inspiração que irradia, com saber e compromisso social, todo o trabalho de excelência realizado em mais de sessenta anos de atuação. Vossa Excelência deixa um legado de importantes conquistas e caminhos abertos para que a UFRN siga sendo uma instituição de produção de conhecimento, respeito à diversidade, inovação e responsabilidade social. Com sinceros agradecimentos em nome de todos e todas que fazem o Instituto Santos Dumont,
Reginaldo Freitas Júnior / Diretor-Geral do ISD
Macaíba, 12 de maio de 2019. Dia Internacional de Celebração das Mulheres na Matemática

Na ocasião, ela se disse muito feliz pelo funcionamento do ISD que, em suas palavras, promove pesquisa, inovação e inclusão. A Professora revisitou em sua fala o início do contato com o Instituto: “Eu lembro com muita satisfação e muita alegria de ter participado do processo de implantação desse projeto do Instituto Santos Dumont que eu sempre considerei de grande relevância para o estado do Rio Grande do Norte e para a UFRN”.

A Universidade é a principal parceira institucional das ações de ensino para as profissões da saúde do ISD e por meio do Termo de Convênio nº 5798.11.0117 o Instituto realiza diversas de suas atividades, especialmente atuando na formação de alunos da graduação e pós-graduação da UFRN por meio de estágios curriculares obrigatórios. Entre 2014 e 2018 o ISD recebeu 1.146 alunos de graduação e 149 residentes para vivências no CEPS Anita Garibaldi, em Macaíba, que funciona como centro de saúde escola para a formação das profissões da saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Centro (de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi) é um orgulho para o Rio Grande do Norte. Os alunos com quem converso ficam surpreendidos, porque não imaginavam que no Rio Grande do Norte, no período da formação deles, iriam encontrar a sistemática do ensino, da pesquisa e da assistência. Esse não é meu depoimento, é depoimento dos estudantes”, enfatizou a Reitora.

Ao fim da reunião, Ângela disse que termina a gestão de oito anos com a sensação de ter contribuído para a evolução da área de neurociências a partir da presença e da atuação do Instituto Santos Dumont.

Membros da Diretoria do ISD homenageiam a Reitora da UFRN, Ângela Paiva.

Texto e fotos:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS