Fazendo Direito(s) é um projeto desenvolvido desde 2016 pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) que impulsiona estratégias para a prevenção e redução da violência contra crianças, adolescentes, mulheres e mulheres trans vítimas de violência sexual e articula ações envolvendo os diversos segmentos sociais de Macaíba nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Poder Judiciário e Defesa de Direitos.
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, lembrado em 18 de maio, o CEPS promoveu diversas ações de diálogo com o público no intuito de provocar reflexões sobre esse problema social complexo e abordar formas de enfrentamento desse tipo de violência.
Em 17 de maio, preceptores e residentes multiprofissionais no cuidado à saúde da pessoa com deficiência do CEPS promoveram uma ação educativa na sala de espera a usuários em atendimento. No mesmo dia, a preceptora multiprofissional e assistente social, Alexandra Lima, falou sobre o projeto Fazendo Direito(s) no programa “Voz da Comunidade” na Rádio de Macaíba. E para encerrar as ações alusivas ao dia 18 de maio, a equipe promoveu, no âmbito do Projeto Saúde nas Escolas, uma ação de conscientização na Escola Estadual Professor Paulo Nobre, de Macaíba, conversando com alunos do Ensino Fundamental II sobre formas de prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.