A Doença de Parkinson é o segundo transtorno neurodegenerativo do mundo, atrás apenas do Alzheimer. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que aproximadamente 1% da população mundial a partir dos 65 anos sofre com Parkinson. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas convivem com a doença, que não tem cura.
Pensando em ofertar maior conscientização sobre a enfermidade e desmistificar o Parkinson, o Instituto Santos Dumont (ISD) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram em 27 de abril atividades lúdicas abertas ao público interessado no tema. A programação incluiu roda de conversa com profissionais da saúde, jogo de mitos e verdades sobre o Parkinson, simulação de alguns sintomas motores e atividades físicas, incluindo caminhada no local.
As atividades foram conduzidas por equipe, residentes multiprofissionais e pacientes do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) juntamente com os mestrandos em neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), além de profissionais e alunos da UFRN. A ação aconteceu no mês em que se celebra o Dia Mundial da Doença de Parkinson, lembrado anualmente em 11 de abril.