• Português
  • English

Atividades de conscientização sobre a Doença de Parkinson

30/04/201910:27

A Doença de Parkinson é o segundo transtorno neurodegenerativo do mundo, atrás apenas do Alzheimer. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que aproximadamente 1% da população mundial a partir dos 65 anos sofre com Parkinson. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas convivem com a doença, que não tem cura.

Pensando em ofertar maior conscientização sobre a enfermidade e desmistificar o Parkinson, o Instituto Santos Dumont (ISD) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram em 27 de abril atividades lúdicas abertas ao público interessado no tema. A programação incluiu roda de conversa com profissionais da saúde, jogo de mitos e verdades sobre o Parkinson, simulação de alguns sintomas motores e atividades físicas, incluindo caminhada no local.

As atividades foram conduzidas por equipe, residentes multiprofissionais e pacientes do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) juntamente com os mestrandos em neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), além de profissionais e alunos da UFRN. A ação aconteceu no mês em que se celebra o Dia Mundial da Doença de Parkinson, lembrado anualmente em 11 de abril. 

Estação ofereceu simulação de sintoma do Parkinson guiada por alunos do mestrado em Neuroengenharia do ISD.
Preceptora multiprofissional e residentes do ISD esclarecem o público em estação dedicada a atividade de vida diária.

Educação em saúde ocorre de forma permanente

 

Desde 2016 o CEPS Anita Garibaldi é habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER III) nas áreas de deficiência auditiva, física e intelectual. As ações do CER do ISD são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a usuários de Macaíba, Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante, sendo organizadas em clínicas. Uma delas é dedicada a usuários pakinsonianos e além da assistência multiprofissional oferecida a pacientes e familiares, a equipe do CEPS Anita Garibaldi também promove encontros mensais trazendo discussões sobre diversos aspectos da doença no grupo Educa Parkinson, que ocorre nas últimas segundas-feiras do mês, no CEPS Anita Garibaldi, em Macaíba (RN). Qualquer interessado na temática pode comparecer e não há a necessidade de inscrição prévia. Pessoas que venham pela primeira vez deverão apresentar na recepção do CEPS os seguintes documentos: cópias de RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. A programação é divulgada nas redes sociais do ISD:

Facebook – AQUI

Instagram – AQUI

Twitter – AQUI.

SERVIÇO

Agendamentos de consultas e exames no CEPS Anita Garibaldi: (84) 3271-3612 | (84) 3271-1064

Texto e fotos:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
EXTENSÃO

RECOMENDAMOS