• Português
  • English

Inovação na Saúde é tema de workshop promovido pelo ISD

16/04/201911:56

Derivada do Latim innovatio o sentido da palavra inovação vem sendo cada vez mais utilizado em tempos nos quais criações verdadeiramente genuínas são demandadas. Para falar sobre o tema “Inovação na Saúde”, o Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu em 15 de abril, Emmeline Lucena, Gerente Regional no Brasil da Techstars, empresa norte-americana aceleradora de projetos em estágios iniciais.

A iniciativa foi organizada em Macaíba (RN) pelos Programas de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência e de Pós-graduação em Neuroengenharia do ISD com o objetivo de criar um ambiente propício ao surgimento de ideias que possam ser transformadas em realidade.

Durante o evento, profissionais de saúde, pesquisadores, mestrandos em neuroengenharia, residentes multiprofissionais do ISD, além do público externo que se inscreveu, puderam interagir e pensar em ideias que melhorem alguns contextos na área da saúde, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Emmeline parabenizou a iniciativa do ISD e disse acreditar que futuramente podem surgir frutos desse momento: “Acho que é muito importante proporcionar isso para pessoas que de alguma forma já quiseram desenvolver ideias, mas não tiveram também o ambiente ou estímulo seguro pra isso”, comentou.

No workshop, Emmeline deu exemplos e alguns passos para identificar problemas e propor soluções inovadoras no intuito de facilitar processos e lançar produtos que atendam a demandas de públicos específicos. Pensando na área da saúde, ela disse que ações simples como criar espaços propícios para discussão de problemas, em interação com todos ao agentes inseridos nesse contexto, podem resultar em ações concretas: “A partir do momento que surja um projeto, que venha para o mercado e que tenha sido validado com os usuários, há fundos de empresas privadas no Brasil que podem acelerar esse negócio”, explicou.

Após o workshop, Emmeline conheceu o trabalho do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). Agora, resta aliar a tão conhecida criatividade brasileira ao desejo de inovar e criar uma realidade mais justa, humana e sustentável a partir do nordeste brasileiro.

Texto e fotos:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS