Na sequência, Celina Reis, neuropediatra e preceptora médica do CEPS, abordou o tema “autismo na fase escolar”. Em sua apresentação, ela abordou a importância do desenvolvimento de estratégias pedagógicas que facilitem o processo de aprendizagem e inclusão no ambiente escolar. Celina, que é Mestre em Neuroengenharia pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS/ISD), trouxe alguns dados pesquisados em seu mestrado, tais como os padrões visuais percebidos em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir do rastreamento do olhar de pacientes analisados por meio de uma ferramenta chamada “Eye Tracking”, Reis concluiu que indivíduos com autismo têm um padrão de exploração visual diferente: “Existe uma chamada falha sensorial e cognitiva de captação de sinais e isso prejudica a apreensão do ambiente e o desenvolvimento da habilidade social do indivíduo”, mencionou ela.
A médica finalizou sua apresentação dizendo que é importante manter o foco nas habilidades e não nas deficiências desses indivíduos e encerrou sua participação no evento parafraseando o escritor Antoine de Saint-Exupéry, em “O Pequeno Príncipe”: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.