• Português
  • English

ISD oferece curso na área de paradesporto a profissionais de saúde e educação

11/01/201915:10

O Instituto Santos Dumont (ISD) abre inscrições para um curso gratuito de capacitação voltado ao paradesporto, destinado a profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação. O primeiro momento será em Macaíba (RN), no dia 18 de janeiro, trazendo o tema “Desafios e perspectivas do treinamento esportivo adaptado: muito além da saúde”. Ao longo do primeiro semestre de 2019 serão realizados cinco encontros, oferecidos uma vez por mês, para o público-alvo do curso, além de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Macaíba. As inscrições podem ser feitas até 15/01/19 via formulário online: https://goo.gl/forms/bfjNP7L4x9w5VGV43. Solicita-se aos inscritos que levem um quilo de alimento não-perecível no dia dos encontros, para que o material arrecadado seja doado a uma instituição que promove atividades paradesportivas no Rio Grande do Norte.

 

Práticas desportivas aliadas da reabilitação

A capacitação tem foco nas práticas e modalidades paradesportivas voltadas a crianças e adolescentes com lesão medular congênita e/ou adquirida, atendidas no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS). Com isso, espera-se qualificar profissionais interessados em atuar no paradesporto para que, em curto prazo, as práticas desportivas se tornem aliadas no processo de reabilitação desses pacientes. De acordo com Camila Simão, Coordenadora da Reabilitação Física do Centro Especializado em Reabilitação do CEPS, o curso amplia e fortalece o processo de inclusão e maior participação da pessoa com deficiência no contexto de sua rotina: “A formação dos profissionais e estudantes que atuam com essa população favorece mais possibilidades de acesso e de participação social. Acreditamos que, desta forma, o esporte pode atuar como parte integrante da linha de prevenção, promoção, cuidado e do processo de reabilitação e habilitação dos pacientes”, avalia.
Essa é uma atividade de educação permanente promovida pelo ISD, por meio da equipe multiprofissional e Residentes do CEPS Anita Garibaldi e de pesquisadores e alunos do Mestrado em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lilly Safra (IIN-ELS), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Macaíba e a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE). O curso tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Programa Força no Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa; e Instituto Asas para Esporte, Cultura e Cidadania (IAECC).

Paciente da clínica de lesão medular infantil do CEPS em atividade realizada em outubro de 2018, na Vila Olímpica de Macaíba.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Local: Auditório Paulo Freire – CEPS Anita Garibaldi

Rodovia RN 160, Km 1,5, nº 2010 (próximo à UPA)
Distrito de Jundiaí, Macaíba – RN 

Como chegar com partida de Natal: https://goo.gl/maps/Qq5B14kk7Jt

 

MANHÃ

Desafios e perspectivas do treinamento esportivo adaptado: muito além da saúde

08h – Credenciamento

08h30 – Desafios e perspectivas do treinamento esportivo adaptado: muito além da saúde

10h – Intervalo

10h15 – Mesa-redonda: A importância do esporte na socialização da pessoa com deficiência

12h – Almoço

TARDE

14h – O que é inclusão?

14h30 – Jogos motores adaptados

Local: Auditório Paulo Freire – CEPS Anita Garibaldi

Rodovia RN 160, Km 1,5, nº 2010 (próximo à UPA)
Distrito de Jundiaí, Macaíba – RN 

Como chegar com partida de Natal: https://goo.gl/maps/Qq5B14kk7Jt

MANHÃ

Modalidades Paradesportivas

08h – Credenciamento

08h30 – Princípios da Classificação Funcional

09h – Bocha Paralímpica

10h – Intervalo

10h15 – Vôlei Sentado

12h – Almoço

TARDE

O que é a mielomeningocele e o serviço no CER do CEPS Anita Garibaldi

14h – Patofisiologia da Lesão Medular (LM) adquirida e mielomeningocele: noções básicas sobre as principais alterações em estrutura e função do corpo

14h30 – Uma visão biopsicossocial da LM adquirida e mielomeningocele: apresentação das possíveis potencialidades e limitações funcionais desta população e a importância dos fatores ambientais e pessoais

15h – Apresentação do serviço multidisciplinar de reabilitação de crianças e adolescentes com LM adquirida ou mielomeningocele do CEPS Anita Garibaldi

15h30 – Intervalo

15h45 – A visão da reabilitação junto ao esporte para promoção de participação e inclusão dessas crianças

16h15 – A Neurociência e o paradesporto

Texto:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Fotos: Divulgação Clínica Lesão Medular Infantil / CEPS-ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
REABILITAÇÃO

RECOMENDAMOS