• Português
  • English

Palestras em neuroimunologia abordam avanços da área

11/12/201815:51

A Neuroimunologia é uma ciência em franca expansão e suas descobertas podem trazer benefícios à saúde de muitas pessoas em todo o mundo. Pensando em discutir os avanços científicos recentes nessa área de pesquisa, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) promoveu em 06 de dezembro, o I Ciclo de Palestras em Neuroimunologia.

O evento trouxe palestras de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além da participação de um mestrando do programa de pós-graduação em neuroengenharia do IIN-ELS (Programação completa do evento AQUI).

Denise Fonseca, da USP, falou sobre "Contribuição de vias neurais para a patogênese e regulação da resposta imune nos tecidos de mucosa".
Eduardo Sequerra, da UFRN, falou sobre "uma hipótese para o padrão morfológico cerebral gerado na infecção congênita por vírus Zika".

Segundo Manuela Sales, pesquisadora do IIN-ELS e organizadora do evento, a ideia de promover o ciclo de palestras surgiu durante a construção do calendário da disciplina de Neuroimunologia aplicada à Neuroengenharia, ofertada pelo mestrado em Neuroengenharia. No decorrer das aulas, a pesquisadora explica que são abordados aspectos básicos de como o sistema imunológico interage com o sistema nervoso. Além disso, durante o processo de aprendizado é possível observar aspectos aplicados, como por exemplo, a interação no contexto de um implante de eletrodo.  “A proposta do evento foi de colocar, ao final dessa disciplina, pesquisadores e estudantes das áreas de Neurociências e Imunologia para conversar e trocar experiências acadêmicas. Desta forma, penso que é possível enxergar a Neuroimunologia para além da sala de aula”, afirmou Manuela. 

Após o evento, que também teve minicursos oferecido por mestrandos em neuroengenharia do IIN-ELS, a pesquisadora disse que a interação dos temas estudados durante a disciplina com a complementação das novidades trazidas pelos palestrantes forneceu uma visão ampla das possibilidades de estudos e aplicações do campo da Neuroimunologia: “O evento consolidou conceitos e abriu um mundo de possibilidades para os nossos estudantes”, concluiu Manuela.

Pesquisadoras e mestrando do IIN-ELS entre convidados do I Ciclo de Palestras em Neuroimunologia.

Os temas abordados no evento foram:

Uma hipótese para o padrão morfológico cerebral gerado na infecção congênita por vírus Zika – Prof. Dr. Eduardo Sequerra (UFRN);

Contribuição de vias neurais para a patogênese e regulação da resposta imune nos tecidos de mucosa – Profa. Dra. Denise Fonseca (USP);

Morte Celular no SNC: caminhos para a neuroinflamação – Prof. Dr. Jonilson Berlink (UFOB);

Resposta contra corpo estranho no cérebro de primatas: implicações para a Neuroengenharia – BSc. Samuel Budoff (IIN-ELS/ISD)

Os minicursos oferecidos foram: 

Microscopia confocal – João Rodrigo de Oliveira – (IIN-ELS/ISD)

Microscopia convencional – Larissa Nascimento (IIN-ELS/ISD)

Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) – Fernanda Mesquita e Samuel Budoff (IIN-ELS/ISD).

Texto e fotos:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
NEUROCIÊNCIAS
NEUROENGENHARIA
PESQUISA

RECOMENDAMOS