• Português
  • English

V Simpósio de Neuroengenharia apresenta diversidade de temas

05/12/201812:51

Entre 29 e 30 de novembro, Macaíba (RN) foi o ponto de encontro de pesquisadores e alunos de pós-graduação de todo o país, durante o V Simpósio de Neuroengenharia, promovido pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS)

Na primeira edição realizada na nova sede do IIN-ELS, no Campus do Cérebro, o evento recebeu palestrantes de instituições nacionais, que abordaram temas diversos, desde como o ato de pedalar pode ativar o sistema de recompensa cerebral, passando por discussões sobre localização de fonte sonora ou estudos relativos à diminuição da ansiedade quando o consumo de álcool é suprimido. Os participantes do Simpósio também ouviram palestras sobre quantificação da estabilidade da marcha humana; decomposição do sinal eletromiográfico; e também como cidades dispostas a inovar podem alavancar o desenvolvimento econômico, social e humano.

Para o Coordenador de Pesquisas do IIN-ELS, Edgard Morya, o V Simpósio se destacou pela interação do público com as instalações do IIN-ELS, no Campus do Cérebro, que oferece possibilidades de cooperação a instituições e cientistas interessados. Mariana Araújo, pesquisadora do IIN-ELS e integrante da Comissão de Organização dessa edição do evento, afirmou que o  Simpósio não seria possível sem a participação dos alunos do Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS, que apoiaram a organização, além de oferecerem minicursos durante o evento.

Welber Leal Miranda e Lara Silva Xavier vieram de Paulo Afonso (BA) a Macaíba para participar do evento.

O físico Welber Leal Miranda, professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus de Paulo Afonso, procurou diversos congressos na área de neurociências e entre as ofertas, optou por apresentar um pôster no V Simpósio de Neuroengenharia, trazendo estudo sobre análise de dados de um hardware de eletroencefalograma (EEG) utilizando o dispositivo MindWave. Miranda disse que aplicações práticas possíveis desse estudo podem ser o controle de objetos com estados mentais. Seu trabalho já foi publicado em artigo, mas o V Simpósio de Neuroengenharia marcou a primeira vez que esse estudo foi apresentado em um evento científico. Sua orientanda, Lara Silva Xavier, aluna do 4º período de engenharia elétrica do IFBA Paulo Afonso, também veio ao Simpósio para presentar um pôster e comentou sobre seu  interesse em bioimpressão e também acerca do desejo de focar cada vez mais em processamento de sinais, na área de neurociência. Ambos disseram que a experiência no V Simpósio foi muito boa e falaram sobre a vontade de realizar futuras colaborações com o IIN-ELS.

Ao final do Simpósio, houve o anúncio dos melhores trabalhos, cujos apresentadores receberam como prêmio, inscrições gratuitas na próxima edição do Simpósio de Neuroengenharia. Os premiados foram:

CATEGORIA APRESENTAÇÃO ORAL

Título: Terapia baseada em Interface Cérebro Máquina associada com Estimulação Magnética Transcraniana na recuperação da função do membro superior de um paciente com AVE crônico – Estudo de Caso

Apresentador: Vitor de Carvalho Hazin – Universidade Federal de Pernambuco, Neurobots Pesquisa e Desenvolvimento Ltda
Autores: Talita Verona, Marcelo Cairrão, Kátia Monte-Silva, Vitor Hazin, Júlio Dantas, José Menezes, Geraldo Gomes, Júlia Xavier, Bruno Vieira, Rebeca Costa, Lívia Nascimento, Maíra Silva, Geraldo Barros, Dayvid Almeida, Lucas Moreira.

CATEGORIA PÔSTER

Título: Avaliação dos efeitos do uso crônico e da retirada do álcool sobre células imunorreativas para serotonina no núcleo dorsal da rafe em ratas

Apresentadora: Maryelle de Cássia Albino – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores: Maryelle de Cássia Albino, Raliny Oliveira Santos,
João Rodrigo de Oliveira, Judney Cley Cavalcante, Mariana Ferreira Pereira de Araújo, Vanessa de Paula Soares Rachetti.

Maryelle de Cássia Albino e os pesquisadores do IIN-ELS / comissão organizadora do V Simpósio de Neuroengenharia. Foto: Edgard Morya
Vitor de Carvalho Hazin e os pesquisadores do IIN-ELS / comissão organizadora do V Simpósio de Neuroengenharia. Foto: Edgard Morya

Participante fiel do evento desde 2016, o professor da Universidade Estadual de Londrina, Eddy Krueger, garantiu: na próxima edição do Simpósio de Neuroengenharia fará o percurso do Paraná ao Rio Grande do Norte de motocicleta. Ninguém pode negar que essa é uma inteligente forma de ativar o sistema de recompensas cerebral.

Acesse a programação completa do V Simpósio de Neuroengenharia AQUI.

Texto e fotos:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
NEUROCIÊNCIAS
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS