• Português
  • English

Residentes da EMCM/UFRN recebem menção por trabalho desenvolvido no CEPS

24/08/201816:41

Os farmacêuticos residentes Brunno Martins e João Beserra da Silva chegaram ao estágio no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) dispostos a vivenciar toda a assistência oferecida pela equipe multiprofissional em Macaíba (RN). Ao longo da experiência, eles enxergaram no serviço de pediatria do Centro Anita Garibaldi uma oportunidade de atuação para orientar pacientes sobre o uso correto de medicamentos. Proposta feita, eles receberam o apoio e orientação da equipe, em especial da preceptora multiprofissional e farmacêutica bioquímica do CEPS, Danielle Alecrim, para elaboração e desenvolvimento do projeto.

Em maio, foi implantado o Serviço de Acompanhamento Farmacoterapêutico junto aos pacientes de pediatria do Centro Anita Garibaldi. Após as consultas médicas os residentes conduziram os atendimentos de Atenção Farmacêutica, orientando pacientes sobre medicamentos e dosagens adequadas a cada caso, entre outros esclarecimentos.

Experiência no CEPS foi reconhecida em Simpósio em Sergipe

 

Bruno e João são alunos do Programa de Residência em Saúde Materno-Infantil da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), parceira do CEPS nas atividades de educação em saúde. Durante o IV Simpósio de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, ocorrido entre 20 e 22 de agosto, em Aracaju (SE), os residentes receberam menção honrosa como 4º melhor projeto apresentado no evento, a partir do relato de sua experiência no Centro Anita Garibaldi.

Danielle se disse “extremamente feliz em vê-los colher o resultado de um trabalho sério, aplicado com muito entusiasmo e, acima de tudo, prestando um serviço valioso à população.” No contexto da Atenção Farmacêutica, o profissional busca garantir a eficácia e segurança do tratamento medicamentoso, sempre considerando o paciente e os diversos aspectos de sua vida. “Essa atuação nos deu mais experiência no contato com usuários e na detecção e correção de problemas relacionados a medicamentos”, comentou Brunno. Ele finalizou dizendo: “Agradeço a toda a equipe do CEPS Anita Garibaldi, que se mostrou terreno fértil para o plantio de novas sementes de ideias, contribuindo, estimulando e aprimorando nossa proposta enquanto residentes”.

Brunno Martins recebe menção durante Simpósio em Aracaju (SE). Foto: acervo pessoal

Texto e foto superior:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
ENSINO

RECOMENDAMOS