• Português
  • English

ISD na Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN

06/07/201816:37

Uma das principais parceiras do Instituto Santos Dumont (ISD) em suas ações de ensino, pesquisa e extensão é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O ISD promove atividades e cenários de práticas acadêmicas em suas unidades, localizadas em Macaíba (RN), a alunos da UFRN de diversas áreas do conhecimento.

Com o intuito de divulgar os principais resultados dessa parceria, o ISD participou no dia 28 de junho de 2018 da Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da UFRN, que teve como tema os 60 anos da fundação da Universidade. Com a proposta intitulada “UFRN e ISD: Juntos por uma sociedade mais justa e humana”, o Instituto ocupou dois estandes no Pavilhão da Educação, na cidade de Natal (RN).

O estande contemplou atividades de divulgação institucional e científica do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). Trabalhos e oficinas na área de neurociências foram desenvolvidos em conjunto com o Instituto do Cérebro (ICe / UFRN) nos estandes das duas instituições. Conheça abaixo o resumo das atividades do ISD na Cientec 2018:

 

Área: Educação e Pesquisa em Saúde

– Jogo “Memória Viva”: exposto em uma parede, é um jogo de memória com imagens das ações em saúde desenvolvidas por profissionais do CEPS junto aos alunos da UFRN.

– Galeria “Fazendo a Diferença”: fotografias formaram uma cortina suspensa ao longo de uma divisória no meio do estande. As imagens ilustraram os cenários de práticas extramuros durante os anos de parceria do ISD com a UFRN.

– Dinâmica sobre o Projeto Barriguda: visitantes vivenciaram o papel do preceptor, enquanto os membros da equipe interpretam diversos tipos de pacientes, objetivando a reflexão do visitante sobre competência cultural.

 

Área: Neurociências e Neuroengenharia

– Oficina Sentidos: atividades relacionadas à gustação, realidade virtual, caixa ótica e mão de borracha;

– Oficina Bioeletrogênese Periférica: demonstração da atividade elétrica produzida por um estímulo sonoro ao se movimentar a pata de uma barata, além de atividade com FES/TENS e mão mioelétrica.

– Oficina Bioeletrogênese Central: Futebol zen, uma interface cérebro-máquina no qual as ondas cerebrais movimentavam uma bola em um campo de futebol; Emotiv Epoc, atividade que permitiu a visualização das ondas cerebrais e a interação com um robô virtual.

– Oficina Neuroanatomia: atividades com modelos anatômicos do Sistema Nervoso Central (SNC) e com microscopia.

– Oficina Memória e Oficina Drogas.


Para uma das coordenadoras das ações do ISD na Cientec, Manuela Sales Lima Nascimento, esse é um evento único para a divulgação científica no estado do Rio Grande do Norte. “Graças à participação intensa dos nossos alunos de Pós-Graduação, levamos conhecimento científico a pessoas que normalmente não teriam acesso, instigando a curiosidade do público. Isso é algo que fortalece a missão do Instituto Santos Dumont e nos dá a certeza de que não há meio melhor de promover a transformação senão através da educação”, comenta Nascimento.

 

Trabalhos de extensão na área de Enfermagem são apresentados na Cientec

 

Concomitantemente com a Cientec, realizou-se o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Alunos de extensão do curso enfermagem da UFRN apresentaram relatos de experiências vivenciadas no CEPS:

– Alzira e Gabrielle – 28/06, das 8h às 9h45 no DENF. Título: Vivências de estudantes de enfermagem no projeto de extensão “Integração ensino-serviço para assistência multiprofissional no âmbito materno-infantil”;

– Giulia e Gabriela – 28/06, das 14h às 15h45. Título: Vivências de estudantes de enfermagem na assistência à saúde materno-infantil em uma comunidade quilombola: um relato de experiência;

– Vitória Keller – 28/06, das 16h às 17h45. Título: A influência de determinantes sociais no processo saúde-doença nas consultas de enfermagem;

– Tarcísio e Andreza – 28/06, das 16h às 17h45. Título: Atuação da enfermagem frente às alterações anatomo-funcionais no período puerperal: um relato de experiência;

– Leticia e Hurana – 28/06, das 18h às 19h45. Título: Atuação do enfermeiro na introdução alimentar do lactente: um relato de experiência;

– Jucielly – 29/06, das 14h às 15h45. Título: A importância do enfermeiro nas consultas de Crescimento e Desenvolvimento Infantil.

Texto:  Luiz Paulo Juttel / Ascom – ISD

Foto: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EXTENSÃO
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS