• Português
  • English

ISD e Universidade Federal de Pernambuco firmam colaboração científica

26/04/201815:15

Representantes do Instituto Santos Dumont (ISD) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinaram um acordo de cooperação científica no dia 23 de abril, em Macaíba-RN. O documento estabelece e regulamenta as bases de um programa de cooperação técnica e científica entre as instituições, com ênfase na área de neurociências.

Esse é o décimo sexto acordo de colaboração científica assinado pelo ISD, sendo o primeiro após o início da operação do Campus do Cérebro, ocorrido no último mês de março. Com a nova sede, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) busca ampliar ainda mais o acesso aos seus laboratórios para instituições de pesquisa e universidades do Nordeste e demais regiões do Brasil.

Professoras da Universidade Federal de Pernambuco visitam instalações científicas do IIN-ELS.
Laboratório de Eletrofisiologia: equipamentos para estudos comportamentais.

Além de ampliar o acesso à infraestrutura de pesquisa do IIN-ELS, a parceria firmada com a UFPE visa a estreitar relações e estimular o trabalho conjunto entre os Programas de Pós-graduação em Neuroengenharia, do IIN-ELS, e em Saúde da Comunicação Humana, da UFPE. “Em Pernambuco, trabalhamos com comunicação humana, assunto que possui múltiplas interfaces com as neurociências. Estudamos temáticas correlatas, como mastigação e deglutição, que são importantes para o tratamento de pacientes com Parkinson e autismo, por exemplo. Estamos muito impressionadas com a infraestrutura do Instituto Santos Dumont e acreditamos que ambas as instituições têm muito a ganhar ao unir esforços científicos e acadêmicos”, explicou Bianca Arruda Manchester de Queiroga, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana da UFPE.

 

Pesquisa conjunta e intercâmbio de alunos e professores

 

A primeira ação decorrente do acordo de cooperação celebrado entre o ISD e a UFPE será o intercâmbio entre os dois cursos de pós-graduação. “Pretendemos desenvolver projetos conjuntos e estimular a mobilidade acadêmica entre os dois programas”, informa o diretor de Ensino e Pesquisa do ISD, Reginaldo Freitas Júnior.

A expectativa da direção do ISD é ampliar a formalização de parcerias como a firmada com a UFPE para outras universidades e instituições de pesquisa, compartilhando conhecimento científico e infraestrutura como estratégia de fortalecimento da ciência brasileira.

Professoras da UFPE assinam nomes no mapa mundi do IIN-ELS
Painel de registro de visitantes localizado na entrada do prédio do IIN-ELS.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
INSTITUCIONAL
NEUROCIÊNCIAS

RECOMENDAMOS