• Português
  • English

Semana do Cérebro 2018 desenvolveu atividades lúdicas sobre neurociência

20/03/201812:29

A sétima edição da Semana do Cérebro, realizada anualmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Instituto do Cérebro (ICe), aconteceu de 11 a 16 de março, com o tema “A educação transforma”. Em 2018 o Instituto Santos Dumont (ISD) apoiou o evento, cujos principais objetivos são aproximar a ciência das pessoas e mostrar o quanto a educação é essencial no desenvolvimento da sociedade. Várias ações foram promovidas em distintos pontos de Natal e em cidades do interior do Rio Grande do Norte. Uma das atividades chegou até a Comunidade Quilombola de Capoeiras, em Macaíba (RN), onde o ISD desenvolve o Projeto Barriguda desde 2015.

Segundo Eduardo Sequerra, coordenador de atividades de extensão do ICe, a Semana do Cérebro foi criada com o intuito de mostrar à sociedade o que está sendo feito no meio acadêmico, tentando alcançar também as pessoas com dificuldades de acesso à informação. Ele destaca, ainda, a importância das ações de interiorização das neurociências, que levaram as atividades de extensão a outros municípios do RN.

O pesquisador do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS/ISD)André Salles, afirma que durante o evento houve ênfase em exemplos que demonstrassem como o mundo fica bonito pelo olhar da ciência e como ela está presente no dia a dia e na vida de todos. “Nessa semana do cérebro tivemos a oportunidade de apresentar para estudantes dos ensinos fundamental e médio, alguns conceitos básicos da neurociência de maneira lúdica e descontraída, com a intenção de tirar o estigma de que a ciência é uma coisa chata. Ver as crianças aprendendo e se divertindo, foi realmente muito emocionante”, destaca Salles.

Comunidade quilombola Capoeiras, em Macaíba (RN)
Atividade em biblioteca no bairro das Rocas, em Natal (RN)

A Semana do Cérebro faz parte do movimento mundial Brain Awareness Week (BAW) promovido pela Dana Foundation, com o intuito de realizar uma campanha global de sensibilização sobre a importância da pesquisa em Neurociências, além de divulgar os estudos desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).

Confira fotos de algumas atividades

Comunidade Quilombola Capoeiras, em Macaíba (RN)

Biblioteca no bairro das rocas, em Natal (RN)

Palestras no Instituto Metrópole Digital/UFRN, Natal (RN)

Texto e fotos: Ariane Mondo / Ascom – ISD

(Última edição: 29/03/2018)

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EXTENSÃO
NEUROCIÊNCIAS

RECOMENDAMOS