No dias 12 e 13, serão oferecidas palestras no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), sendo duas delas de pesquisadores do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS/ISD): No dia 12, às 18h, o pesquisador André Salles vai falar sobre o tema “Leitura da mente: Decodificando a atividade neural”; também no dia 12, às 19h30, a pesquisadora Mariana Araújo fará a palestra “Doença de Parkinson: Contribuições e desafios da Neuroengenharia”.
No dia 15, haverá atividades na Comunidade Quilombola de Capoeiras, em Macaíba, onde o ISD atua desde 2015 por meio do Projeto Barriguda. Pesquisadores e mestrandos em Neuroengenheria do IIN-ELS irão promover ações que envolvem dispositivos de realidade virtual, ondas do pensamento e teoria de fractais, todos explicados de forma lúdica e interativa aos moradores da comunidade.
A Semana do Cérebro faz parte do movimento mundial Brain Awareness Week (BAW) promovido pela Dana Foundation, com o intuito de realizar uma campanha global de sensibilização sobre a importância da pesquisa em Neurociências, além de divulgar os estudos desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). No Rio Grande do Norte, o ICe-UFRN tem como parceiros a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Instituto Santos Dumont (ISD), o Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (PsicoBio) e as prefeituras de Natal e Serra Negra do Norte. A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis em: www.neuro.ufrn.br/semanadocerebro.