• Português
  • English

ISD participa da Semana do Cérebro da UFRN

08/03/201809:47

A sétima edição da Semana do Cérebro, que ocorre de 11 a 16 de março, traz o tema “A educação transforma” com ações voltadas para todas as idades, mostrando de que forma a Neurociência está presente em nosso dia a dia. Aproximar a ciência das pessoas e mostrar o quanto a educação é essencial no desenvolvimento da sociedade são os objetivos do evento, realizado anualmente pelo Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 2018 a Semana do Cérebro conta com o apoio do Instituto Santos Dumont (ISD) e terá atividades gratuitas em Natal, Macaíba e Serra Negra do Norte.

Sobre a participação no evento, Manuela Sales, pesquisadora do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS/ISD),  afirma: “Nós acreditamos que a Semana do Cérebro vem em ótima hora para propiciar, além dos benefícios inerentes às atividades de extensão, uma excelente oportunidade de cooperação entre os dois importantes polos da neurociência potiguar: o IIN-ELS (ISD) e ICe (UFRN). Estamos bastante satisfeitos com o cronograma das atividades e a adesão da comunidade acadêmica. Certamente essa será a primeira de muitas colaborações que virão”.

Cartaz do evento. Clique na imagem para ampliar.

No dias 12 e 13, serão oferecidas palestras no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), sendo duas delas de pesquisadores do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS/ISD): No dia 12, às 18h, o pesquisador André Salles vai falar sobre o tema “Leitura da mente: Decodificando a atividade neural”; também no dia 12, às 19h30, a pesquisadora Mariana Araújo fará a palestra “Doença de Parkinson: Contribuições e desafios da Neuroengenharia”.

No dia 15, haverá atividades na Comunidade Quilombola de Capoeiras, em Macaíba, onde o ISD atua desde 2015 por meio do Projeto Barriguda. Pesquisadores e mestrandos em Neuroengenheria do IIN-ELS irão promover ações que envolvem dispositivos de realidade virtual, ondas do pensamento e teoria de fractais, todos explicados de forma lúdica e interativa aos moradores da comunidade.

A Semana do Cérebro faz parte do movimento mundial Brain Awareness Week (BAW) promovido pela Dana Foundation, com o intuito de realizar uma campanha global de sensibilização sobre a importância da pesquisa em Neurociências, além de divulgar os estudos desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). No Rio Grande do Norte, o ICe-UFRN tem como parceiros a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Instituto Santos Dumont (ISD), o Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (PsicoBio) e as prefeituras de Natal e Serra Negra do Norte. A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis em: www.neuro.ufrn.br/semanadocerebro.

Texto: Ariane Mondo / Ascom – ISD com informações Ascom ICe/UFRN

Imagem: Divulgação Semana do Cérebro

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EXTENSÃO
NEUROCIÊNCIAS
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS