• Português
  • English

Cavalo doado ao ISD permite expansão da Equoterapia Potiguar

01/03/201816:09

Equipe e praticantes do projeto Equoterapia Potiguar comemoram a chegada de Dominó, cavalo doado em fevereiro pelo médico e empresário Delfin Gonzalez. No ano de 2017, Gonzalez visitou o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), e se encantou com o trabalho de equoterapia desenvolvido por essa unidade do Instituto Santos Dumont (ISD) em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A doação veio como fruto de uma paixão do empresário por cavalos, aliada à crença do potencial terapêutico proporcionado pela interação animal-praticante.

Dominó vem se unir à cavalaria da EAJ, em Macaíba (RN), local onde ocorre a equoterapia para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) assistidas no CEPS. Com mais cavalos disponíveis para a prática, o projeto Equoterapia Potiguar será ampliado, o que vai permitir o atendimento de mais sete crianças com TEA.

Praticante da equoterapia com cavalo Dominó e Samantha Maranhão

Samantha Maranhão, preceptora multiprofissional e neuropsicóloga do Serviço Multidisciplinar de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (SEMEA/CEPS), afirma que a doação do cavalo Dominó é uma ótima notícia para o projeto e diz que, devido à alta procura por essa modalidade terapêutica, a equipe do CEPS irá adotar alguns procedimentos para a inclusão de novas pessoas no projeto: “Estamos muito agradecidos por mais uma doação que chega à Equoterapia Potiguar! Os novos pacientes do SEMEA/CEPS serão avaliados normalmente pela equipe multiprofissional e a partir de critérios clínicos preestabelecidos poderão ser encaminhados para a equoterapia. No entanto, por conta da limitação no número de atendimentos no projeto, iremos fazer sorteio público para incluir novos usuários com diagnóstico de TEA na Equoterapia Potiguar”, esclarece a neuropsicóloga.

Informações sobre os sorteios públicos serão disponibilizadas no site do ISD: http://www.institutosantosdumont.org.br

Texto: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Fotos: Ariane Mondo – Ascom ISD e Divulgação Equoterapia Potiguar

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EXTENSÃO
REABILITAÇÃO

RECOMENDAMOS