• Português
  • English

IIN-ELS presente na IV Jornada de Biologia Parasitária da UFRN

15/12/201715:38

No dia 13 de dezembro a pesquisadora do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Manuela Sales, participou da IV Jornada de Biologia Parasitária, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal/RN. Ela falou sobre o tema “Microcefalia: o que sabemos e onde pretendemos intervir”, ocasião em que explicou o projeto que utiliza neuromodulação em crianças com microcefalia, a ser iniciado em janeiro de 2018: “É um projeto pioneiro na área, que busca melhorar a qualidade de vida das crianças com microcefalia ocasionada em virtude do Zika vírus ou de outros fatores teratogênicos. A depender da disponibilidade de recursos, pretendemos iniciar estudos que busquem entender o impacto da neuroinflamação na microcefalia, assim como os efeitos do uso da neuromodulação nesses casos”, explicou Manuela.

A pesquisadora tirou o segundo lugar no II Concurso de  fotografia do evento, com a imagem de título “Super-macrófagos: ATIVAR!”, feita no Laboratório Eisenbarth’s, da Universidade Yale, nos EUA. Segundo a autora da imagem, os macrófagos, células que atuam no sistema imunológico, foram diferenciados in vitro a partir de precursores da medula óssea de camundongos. Após 7 dias, foram infectados com Leishmania infantum (5 parasitos: 1 célula) em fase estacionária de crescimento por 12 horas. A reação foi fotografada no microscópio Nikon Eclipse Ti, com a objetiva de 65x.

Recorte da imagem “Super-macrófagos: ATIVAR!”. Foto: Manuela Sales

A IV Jornada de Biologia Parasitária aconteceu entre 13 e 15 de dezembro de 2017, no Centro de Biociências da UFRN e foi organizada pelo Programa de Pós-graduação de Biologia Parasitária da Universidade.
O evento teve o objetivo de abordar pesquisas recentes e trazer perspectivas das áreas de microbiologia, parasitologia, imunologia e entomologia.

Texto: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Fotos: Acervo pessoal

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
NEUROCIÊNCIAS
PESQUISA

RECOMENDAMOS