Profissionais do Instituto Santos Dumont (ISD) participaram nos dias 05 e 06 de dezembro de 2017 do XI Seminário de Reabilitação do RN, realizado no Hotel Praiamar, em Natal (RN). Promovido pelo Centro de Reabilitação Infantil e Adulto do RN (CRI/CRA), o evento teve como tema: “Desafios e perspectivas no cuidado à pessoa com deficiência”.
Na manhã do dia 05, o coordenador de pesquisa do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Edgard Morya, participou da mesa-redonda “Planejamento e gestão nos Centros Especializados em Reabilitação do RN – Caracterização”. Ele explicou que o Centro Especializado em Reabilitação (CER) do ISD, localizado em Macaíba (RN), tem como diferencial a integração entre saúde e educação. “Além de realizar atendimentos, o CER de Macaíba é uma ferramenta para educação, capacitação de profissionais e desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos científicos”, informou Morya.
O CER coordenado pelo ISD está localizado no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) e é um dos sete existentes no Rio Grande do Norte. Além de unir educação e pesquisa em saúde, Morya comentou que o CER também contribui com a Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência do RN no desenvolvimento de protocolos padronizados de atendimento. “Estes protocolos podem gerar dados de todo o Rio Grande do Norte, auxiliando na previsão de futuras alterações no sistema”, comentou Morya.
Novidades na assistência a pessoas com lesão medular
No dia 06 de dezembro, dois profissionais do ISD participaram da mesa redonda “Atualidades na assistência ao paciente lesionado”. Além de Edgard Morya, esteve presente o preceptor médico e neurologista de CEPS, Ângelo Raimundo Neto.