• Português
  • English

Organizações Sociais como modelo de parceria público-privada

11/12/201711:43

O modelo de parceria público-privada empregado pelo Instituto Santos Dumont (ISD) foi tema de apresentação em Goiânia-GO, no último dia 7 de dezembro. Isso ocorreu durante o Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada, realizado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O diretor de Ensino e Pesquisa do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, proferiu a palestra “Case Competência na Educação Pública em parceria com Organização Social”, durante a mesa-redonda “A Gestão Pública Hoje”.

O evento promovido pela Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC Goiás e pela Secretaria Estadual de Saúde, teve como tema “a relação público/privada no mundo contemporâneo: organizações sociais, avanços e desafios para uma gestão, de alta performance, da saúde e educação”. O público-alvo contemplou estudantes, gestores de hospitais, clínicas, laboratórios clínicos, profissionais da saúde e educação pública e privada, empresários, administradores, entre outros.

Em sua palestra, Freitas Júnior mostrou as ações e diferenciais das unidades que integram o Instituto Santos Dumont, uma Organização Social (OS) que mantém Contrato de Gestão (CG) com o Ministério da Educação (MEC) para desenvolver atividades nas áreas de educação científica, saúde materno infantil, neurociências e neuroengenharia. Sua missão é “promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira”.

A mesa-redonda na qual participou Freitas Júnior contou ainda com as seguintes apresentações:

– Saúde em Goiás: uma retrospectiva dos últimos 5 anos com a parceria das Organizações Sociais. Palestrante: Leonardo Vilella – Secretário de Estado da Saúde (GO);

– Parcerias no setor de saúde para sobreviver à crise: possibilidades com as Santas Casas de Misericórdia. Palestrante: Irani Ribeiro – Superintendente Geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia;

– O modelo da parceira com o terceiro setor: mitos e realidade. Palestrante: Renilson Rehem de Souza – Presidente IBROSS.

O estado de Goiás emprega um modelo de gestão da rede pública de hospitais, em parceria com organizações sociais, que é referência no País. O 1º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada serviu para a troca de experiências dessa natureza entre os profissionais.

Texto: Luiz Paulo Juttel / Ascom – ISD

Fotos: Weslley Cruz 

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EXTENSÃO
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS