• Português
  • English

ISD promove ações de popularização da ciência durante a SNCT

29/11/201715:52

Instituto Santos Dumont (ISD) dedica o mês de outubro a inúmeras atividades de divulgação e popularização dos seus projetos e ações à sociedade. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorreu em todo o Brasil entre 17 a 23 de outubro de 2017, o ISD promoveu palestras, mesas-redondas, unidades de portas abertas, atividades interativas e lúdicas na Cientec/UFRN. O tema da SNCT, “A Matemática Está em Tudo!” atuou como pano de fundo de todas essas atividades.

A semana teve início com a palestra “Como a matemática ajuda a entender o funcionamento do cérebro”, apresentada pelo coordenador de pesquisa do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Edgard Morya. Esse momento abriu as atividades da SNCT da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Natal (RN). Veja aqui a galeria de fotos.

Durante os dias 23 e 24 de outubro, o IIN-ELS esteve de portas abertas à sociedade, em Macaíba (RN). Os visitantes puderam aprofundar conhecimentos de matemática por meio de atividades lúdicas relacionadas ao cérebro e ao sistema nervoso. Destaques dessa atividade foram as visitas de estudantes do Ensino Médio da Fundação Bradesco de João Pessoa (PB) e de alunos de cursos técnicos e de graduação da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN).

Os Centros de Educação Científica (CECs) também estiveram de portas abertas para escolas públicas parceiras nos dias 25 e 26 de outubro, nas unidades de Natal (RN), Macaíba (RN) e Serrinha (BA). Os alunos das oficinas de educação científica dos CECs mostraram seus trabalhos a colegas que possam integrar os Centros no próximo ano.

O CEC Serrinha participou ainda, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, da V Mostra de Iniciação Científica do Instituto Federal Baiano. Além da exposição de trabalhos das oficinas em um estande do evento, os alunos apresentaram o pôster intitulado: “Desperdício de alimentos do lanche escolar – levantamento no Centro de Educação Científica de Serrinha”. O trabalho é resultado de um artigo científico feito pelos próprios alunos, sob orientação dos professores da Oficina de Ciência e Ambiente.

 

Unidades do ISD reunidas na Cientec / UFRN 2017

 

Um dos pontos altos das atividades do Instituto Santos Dumont na SNCT nos últimos anos é o trabalho desenvolvido na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (Cientec). Esse é o momento em que todas as unidades do ISD no Rio Grande do Norte apresentam ações conjuntas, em Natal (RN). Além dos trabalhos expostos a centenas de pessoas em estandes, no dia 25 de outubro, duas palestras foram apresentadas na noite do dia 26. A primeira delas teve como título “Responsabilidade dos educadores para a erradicação do ‘analfabetismo matemático’: experiências desenvolvidas nas oficinas dos Centros de Educação Científica (CECs)”. A segunda, coordenada pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), intitulava-se: “A matemática presente nos indicadores de mortalidade materna e infantil: somando esforços para diminuir a problemática”.

Para a coordenadora das ações do ISD na SNCT e pesquisadora do IIN-ELS, Mariana Araújo, o que a Instituição busca ao longo dessa semana é elaborar atividades que mostrem, de forma simples e lúdica, que o conhecimento científico está relacionado à vida das pessoas e pode ser compreendido por todos. “Além disso, essas atividades estão diretamente ligadas à missão do ISD, que é promover a educação para a vida e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira”, completa Araújo.

As atividades do ISD na SNCT 2017 se encerraram com duas palestras realizadas pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do IIN-ELS. A primeira delas, em 25 de outubro, chamou-se: “Todos aprendem: contribuições da neurociência para uma escola inclusiva” e foi realizada em São José de Mipibu (RN). O outra, “Plataforma Arduíno: um projeto de software e hardware livres”, ocorreu após a SNCT, no dia 7 de novembro de 2017. Essa apresentação abriu o Curso de Robótica promovido pelo ISD e pela FAPERN a alunos do Ensino Médio.

O diretor-geral do ISD, Theodoro Paraschiva destaca o engajamento e o trabalho em equipe desenvolvido pelos profissionais do Instituto durante a SNCT. “A motivação e a empolgação da equipe é algo muito bonito de se ver, é uma oportunidade grande de se interagir, trabalhar junto, ser de fato um único Instituto”, comenta Paraschiva. Em 2018 tem muito mais!

Texto: Luiz Paulo Juttel / Ascom – ISD

Fotos: Ariane Mondo e Luiz Paulo Juttel – Ascom ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EXTENSÃO
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS