• Português
  • English

ISD participa de evento internacional sobre Zika vírus e outras arboviroses

24/09/201711:57

Passado pouco mais de um ano da grave situação relacionada a arboviroses que o país testemunhou, o workshop “Smart Technology for fighting Zika-Virus Epidemics” (em tradução livre: “Tecnologia inteligente no combate à epidemia de Zika Vírus”) reuniu em Recife-PE, de 10 a 13 de setembro, um grupo de profissionais do Brasil e do Reino Unido para discutir possíveis maneiras de enfrentar esses problemas de saúde pública.

Em 11 de setembro de 2017, o Instituto Santos Dumont (ISD) esteve representado por profissionais de duas de suas unidades, em palestras distintas: a Coordenadora das Atividades de Ensino em Saúde do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), Lilian Lisboa, falou sobre o tema “Modulação parassacral para disfunções na bexiga de crianças e adultos afetados pelo Zika vírus”; a pesquisadora do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Manuela Sales, falou sobre o tema “Pesquisa sobre doenças transmitidas por vetores”.

Lilian Lisboa durante palestra em evento internacional sobre Zika vírus, em Recife-PE.

“É importante dar visibilidade ao tema das disfunções de eliminação, que envolvem bexiga e intestino neurogênicos, e discutir sobre possíveis acompanhamentos e tratamentos nessas condições. O evento promoveu discussões e eventuais parcerias relacionadas à assistência no combate à epidemia de Zika, nos âmbitos brasileiro e também internacional”, afirmou Lilian.

Manuela confirma que o evento foi uma excelente oportunidade para promover novas parcerias entre pesquisadores brasileiros e britânicos: “Nós, do ISD, já estamos fechando novos projetos de pesquisa destinados à população afetada por Zika/Microcefalia, em colaboração com pesquisadores da London South Bank University”, disse a pesquisadora.

O evento foi uma realização da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal de Sergipe e da London South Bank University-Inglaterra, com apoio do British Council, do Newton Fund, e das Fundações estaduais de fomento à ciência e tecnologia de Pernambuco e Sergipe, Facepe e Fapitec, respectivamente.

Manuela Sales falou sobre pesquisas relacionadas a doenças transmitidas por vetores.

Texto: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Fotos: Acervo

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
NEUROCIÊNCIAS
PESQUISA

RECOMENDAMOS