• Português
  • English

Estudo do meio do CEC Natal leva alunos a conhecerem rotina de cientistas do IIN-ELS

21/09/201714:35

Nos dias 11, 12 e 18 de setembro alunos do Centro de Educação Científica (CEC) de Natal-RN visitaram o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba-RN, com uma grande questão: o que faz um cientista? Os educandos das oficinas de Ciência e Química e Ciência e Robótica realizaram esse estudo do meio no qual puderam observar como as áreas de ensino estudadas nas oficinas contribuem na realização de pesquisas científicas e o impacto disso para a transformação da sociedade.

Os alunos do CEC Natal foram recebidos pelo coordenador do Programa de pós-graduação do IIN-ELS, Fabrício Brasil, e também por mestrandos em Neuroengenharia e alunos de Iniciação Científica. Durante a visita os educandos e educadores das oficinas do CEC Natal puderam entender melhor a rotina de um cientista, conhecer equipamentos que auxiliam as pesquisas e experimentar aparatos tecnológicos de realidade virtual.

Mestranda em Neuroengenharia explica sobre fabricação de microeletrodos
Mestrando explica funcionamento e uso do equipamento Zero G

Alguns dias antes os educadores discutiram o tema com os alunos para que pudessem elaborar questionamentos a serem feitos e também entender a importância do estudo do meio, ressaltando que não se limita a um simples passeio, mas a uma forma de construção de conhecimento fora do ambiente escolar. Nesta etapa foram organizados os grupos de trabalho e discutidos os objetivos e planejamentos do estudo do meio. Nas aulas seguintes, após a visita, os alunos sistematizaram o que aprenderam. O aluno Josian Felipe, de 13 anos, da oficina de ciência e química, relatou: “Para a gente foi importante conhecer o Instituto de Neurociências e foi uma experiência única. Conhecemos novas tecnologias, linhas de pesquisas e vimos um pouco do que acontece nos laboratórios”.

De volta ao CEC Natal, alunos debateram e escreveram sobre a experiência e os aprendizados. Na foto, oficina de Ciência e Química

Um dos grupos da oficina de Ciência e Robótica relatou que o estudo do meio foi muito importante, porque os alunos do CEC Natal tiveram a chance de conhecer o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, entender um pouco sobre o dia a dia de um cientista e saber como a robótica contribui no trabalho e nas suas pesquisas. Além disso, os alunos também perceberam de que forma o ofício do cientista contribui para a sociedade. Os demais relatos estão expostos em murais nas áreas comuns do CEC Natal, acessíveis aos alunos das outras oficinas.

Mais imagens podem ser vistas na nossa fanpage no Facebook AQUI.


Texto e fotos: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
ENSINO
NEUROCIÊNCIAS
PESQUISA

RECOMENDAMOS