• Português
  • English

Educador do CEC Macaíba participa de Seminário Internacional de Educação

10/09/201710:12

No dia 30 de agosto, o educador do Centro de Educação Científica (CEC) de Macaíba-RN, Sidinei José Schneider, participou do IV Seminário Internacional: Diálogos com Paulo Freire, que aconteceu no Campus Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal-RN.

Sidinei, que é historiador de formação, apresentou um trabalho em roda de conversa com profissionais da educação de diversos estados brasileiros. Sob o tema “Vivências de sala de aula: observando a prática para me reformular educador”, ele explicou sobre a experiência enquanto educador na Oficina de Ciência e História, do CEC Macaíba, e como a pedagogia de Freire tem fundamentado e aprimorado sua prática na educação. Ele comentou sobre a estrutura das oficinas, apresentando exemplos de conteúdos trabalhados em cada uma delas, e também apresentou e discutiu com o grupo a abordagem científica feita nas oficinas, onde os educadores buscam relacionar os conteúdos ao contexto social dos alunos.  

O CEC Macaíba é um espaço onde a educação é trabalhada como uma ferramenta de humanização, democratização da ciência e formação cidadã.
Sidinei Schneider
Educador CEC Macaíba

Sidinei falou, ainda, que os CECs, com outras unidades em Natal-RN e Serrinha-BA, têm o objetivo de promover a educação científica para alunos do ensino fundamental II da rede pública, com o intuito de contribuir no processo de inclusão social: “O CEC Macaíba é um espaço onde a educação é trabalhada como uma ferramenta de humanização, democratização da ciência e formação cidadã. Para que este propósito educacional seja alcançado, os alunos são levados a conviver com diferentes realidades, expondo suas opiniões, trocando saberes com seus colegas e educadores e, ao mesmo tempo, aprendendo a interagir nos mais diversos grupos”, esclareceu o educador.

Além dessa atividade, Sidinei também participou como ouvinte da mesa de diálogo do evento, que contou com relatos de experiências educativas de profissionais de outros países da América Latina.

Texto: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Fotos: Acervo CEC Macaíba

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

RECOMENDAMOS