• Português
  • English

Equipe dos CECs participa de Seminário de Formação Docente na UFRN

29/07/201709:57

A assessora pedagógica dos Centros de Educação Científica (CECs/ISD)Rachel Dantas, e o coordenador do Programa de Formação de Gestores dos CECs, Guilherme Lopes, fizeram a palestra de abertura do Seminário de Formação Docente promovido em 27 de junho de 2017, pelo Núcleo de Educação da Infância (NEI), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Eles abordaram o tema “Formação docente, mídias e tecnologias na educação científica” para professores e alunos de pedagogia inscritos no curso de aperfeiçoamento oferecido pelo NEI/UFRN e que pesquisam as áreas de educação e mídia.

Rachel Dantas e Guilherme Lopes, dos CECs.

Rachel explicou os princípios pedagógicos do projeto dos CECs, destacando as atividades voltadas para os alunos do ensino fundamental II de escolas públicas e também aquelas relacionadas à formação de gestores promovidas pelos CECs no Rio Grande do Norte. A educadora explicou que nas oficinas dos CECs os conteúdos científicos são trabalhados sempre levando em conta a realidade dos alunos: “Ao trabalhar desta forma como fazemos nos CECs, é possível desenvolver a consciência crítica dos alunos. É um princípio de formação de cidadania”, afirma ela.

Já Guilherme citou que as tecnologias e mídias estão sempre presentes nas oficinas dos CECs e fez uma reflexão sobre as grandes transformações que vemos nos últimos tempos relacionadas à liberdade de expressão e ao uso de novas mídias. Para o educador, é importante abordar e discutir essas questões na escola, pois os alunos estão acostumados desde muito cedo a lidar com as tecnologias e aparatos eletrônicos e os educadores devem procurar utilizar essas ferramentas da melhor maneira possível.

Rachel considera que é muito importante participar desse tipo de evento para falar sobre o projeto pedagógico dos CECs e também para conhecer outros educadores e seus trabalhos, além de estreitar laços com a comunidade da UFRN, parceira em diversas ações do Instituto Santos Dumont (ISD).

Texto e Fotos: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
EXTENSÃO

RECOMENDAMOS