• Português
  • English

CEC Macaíba promove interação de alunos com artistas do RN e discute identidade nordestina

28/07/201713:03

Entre os dias 24 e 27 de julho, os alunos da oficina de Ciência e História do Centro de Educação Científica (CEC) de Macaíba (RN) tiveram uma semana de interação com artistas potiguares de várias áreas. Os encontros são parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido por essa oficina para valorização da identidade nordestina, abordando especialmente as expressões orais e os saberes transmitidos de geração a geração por meio da fala e dos “causos”, tão comuns nesta região do Brasil.

Leander Moura, quadrinista.

Um deles já conhecia muito bem o local e fez questão de dizer que já havia estado do lado de lá: Rafael Gomes, poeta macaibense, foi aluno do CEC Macaíba e contou com muito orgulho a sua trajetória desde menino inspirado pela poeta Auta de Souza até a publicação de livros com poemas de sua autoria. Os alunos ouviram atentos a todos os relatos dos demais artistas ao longo da semana e fizeram registros fotográficos e escritos dos encontros.Os objetivos desse trabalho são a valorização da oralidade como suporte de vivências e de culturas, além do reconhecimento da resistência da cultura nordestina, por meio do trabalho dos artistas convidados.

Previamente, eles haviam lido as biografias de Rafael Gomes, poeta; Breno da Silva, cordelista; Antônio Hare, artista plástico; Márcio Benjamim, escritor e Leander Moura, quadrinista. Munidos de informações básicas sobre os convidados, os alunos escutaram as falas e fizeram questões sobre as escolhas dos artistas e como fazem para difundir suas obras, além de falar sobre uso das mídias, gosto artístico e cultura nordestina.

Após esses encontros, os alunos irão elaborar uma exposição unindo os diferentes registros sobre os artistas estudados. Esse trabalho será em forma de painéis, que deverão ser compostos com exemplares das obras dos artistas, fotos dos encontros, uma problematização de cada tema discutido e suas respostas, além das biografias e imagens de cada convidado

Antônio Hare, artista plástico.
Márcio Benjamin, escritor.
Breno da Silva, cordelista

Mais imagens dos encontros na nossa Fanpage AQUI.

Texto: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Fotos: Ariane Mondo e Divulgação CEC Macaíba

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
ENSINO

RECOMENDAMOS